Obra de arte é furtada na Bienal de São Paulo

por Fabio Cypriano

Uma aquarela do artista espanhol radicado no Brasil Daniel Steegmann Mangrané foi furtada da Bienal de São Paulo. A obra “homes (homenols), 2004, da série Lichtzwang, faz parte de uma conjunto composto por 256 trabalhos em papel, sendo que 222 estavam expostos no pavilhão do Ibirapuera, sede da Bienal. Agora estão lá 221.

O furto foi percebido pela organização do evento no dia 27 de setembro e, em nota divulgada pela assessoria de imprensa da instituição, “imediatamente após dar pela falta da obra, a Fundação Bienal de São Paulo comunicou o fato ao artista e à seguradora e registrou boletim de ocorrência”.

“Tenho certeza que a Fundação Bienal está tomando todas as medidas para manter a segurança da mostra, mas entendo que, com uma visitação massiva, é difícil cuidar de tudo”, disse Mangrané à Folha.

Aberta ao público no dia 7 de setembro, a mostra teve em seu primeiro mês, até o último domingo, 151 mil visitantes, número similar ao da 29a. Bienal que, no mesmo período, foi vista por 147 mil pessoas. No total, a 29a. alcançou 535 mil visitantes.

A instituição reforçou a segurança na sala de Mangrané, que fica no térreo da pavilhão, e propôs ao artista a instalação de vidros de proteção na frente dos trabalhos, medida aceita por artista.

Hoje pela manhã a sala continuava com os trabalhos organizados segundo a montagem original: colados na parede. Um vazio denunciava o furto, já que a legenda da obra continuava no local. Segundo Mangrané, no lugar será exibida outra aquarela semelhante, que pertence ao conjunto de 256 realizados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 167.661 hits
%d blogueiros gostam disto: