Form Laboratory: Projeto itinerante chega a São Paulo para discutir diversidade cultural da maior cidade do Brasil

por Luty Vasconcelos

Esculturas abstratas carregam a cultura de grandes metrópoles

Será que é possível identificar a cultura de uma grande cidade a partir de formas abstratas? O mar de objetos descartados como lixo nas cidades se transforma em arte nas mãos do artista norte-americano Les Joynes através do projeto Form Laboratory, que entra em exposição pela primeira vez no Brasil de 04 a 27 de agosto, no MuBE.

Criado em 2007 pelo artista plástico e escultor californiano, o projeto já passou por Nova York, Berlim, Cingapura, Tóquio e Limousin, na França e agora é a vez de São Paulo. Segundo ele, a ideia é “criar um museu dentro do museu”, a partir do que seria um sítio arqueológico da própria cidade em que passa. E assim, Joynes busca redefinir os conceitos tradicionais dos museus tornando um evento contínuo baseado em processos no qual o público observa desde o artista montando a coleção dos artefatos até seu posicionamento na exposição.

Formas abstratas criadas com objetos selecionados em diversas cidades do mundo para identificar a realidade do lugar. Os itens coletados são categorizados, combinados, transformados em esculturas e incorporados a uma instalação, que pretende identificar a cidade onde ela habita. Com essa proposta, o Form Laboratory também busca redefinir os conceitos tradicionais dos museus, tornando-se uma estrutura contínua nômade em outros países da Ásia, União Européia e América do Sul.

Para o artista, a capital paulista possui um rico celeiro de possibilidades para a mostra, por ser a cidade socialmente mais diversa do Brasil com etnias diversas como japoneses, imigrantes europes, afro brasileiros, chineses, entre outros, além de contabilizar em seu cotidiano o culto de sete religiões e as relações humanas faladas em doze línguas, encapsulando uma forte hibridização.

Formas originais, desde a concepção do até o resultado das instalações. A proposta do Form Laboratory vai além da estética, buscando reflexes sobre as sociedades existentes nas grandes metrópoles.

Clique na imagem para ver a galeria completa com as imagens do projeto Form Laboratory

Fonte: Colherada Cultural

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 148,710 hits
%d blogueiros gostam disto: