Filmes Flamencos no Centro Cultural Banco do Brasil

O Festival Flamenco de Curta Metragens (FFLAC), pioneiro festival de cinema dedicado à temática do flamenco, realiza em em três capitais brasileiras a primeira Mostra Internacional de filmes.

O Circuito Internacional do Festival no Brasil conta com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) que receberá o evento nos Centros do Rio de Janeiro entre 24 e 29 de julho, de São Paulo de 8 a 12 de agosto e de Brasília de 21 a 26 de agosto, com o patrocínio da Embaixada da Espanha no Brasil e o apoio do Flamenco Brasil.

Para a mostra, foram selecionadas 30 produções cinematográficas procedentes de 14 países. Os filmes participantes fizeram parte das últimas duas edições do FFLAC em 2010 e 2011. O ciclo de exibições compõe as seguintes atividades:

  • Ciclo de Documentários com participação de sete produções documentais e a presença de diretores convidados. Saiba mais sobre os documentários abaixo.
  • Mostra de curtas-metragens com a participação de 23 produções e uma peça de videoinstalação. Veja abaixo mais informações sobre cada obra.
  • Debates e Conferências: Atividades especiais nos CCBBs de São Paulo e Brasília dirigidas ao público em geral, que conta com a presença de diretores internacionais participantes do FFLAC, ganhadores dos principais prêmios do festival.
  • Sessões especiais para crianças: Programação de projeções de curtas-metragens para crianças no CCBB São Paulo.

Este é o primeiro festival do mundo dedicado ao flamenco que conseguiu reunir, em apenas duas edições, realizadores de vários países e curtas-metragens inéditos. Participaram da seleção do FFLAC produções de mais de 18 países, como Turquia, Israel, EUA, Itália, França, Argentina, Canadá, Cuba, México, Nova Zelândia, Brasil, entre outros.

O festival nasceu na Espanha em 2010 com o objetivo de promover a produção audiovisual sobre o flamenco e suas expressões artísticas. A dança, o canto, a poesia, a música e o comportamento formam o eixo das diferentes perspectivas de análise conceitual do gênero, interpretado por meio da imagem cinematográfica. A direção e a produção do festival está a cargo da realizadora e diretora brasileira Luciane Franco, também idealizadora do projeto e de todas suas atividades associadas.

Luciane é paulista e uma artista radicada em Brasília, cidade onde viveu por 25 anos. Licenciada em Artes Cênicas pela Faculdade Dulcina de Moraes, é arte-educadora, atriz, bailarina, diretora de teatro, realizadora audiovisual e pesquisadora em linguagens artísticas multidiciplinares. Em 2001, Luciane foi contemplada pelo programa Virtuose do Ministério da Cultura do Brasil para uma especialização no exterior em Audiovisual, na Escuela Superior de Imagen y Sonido de Madrid, cidade onde reside há 11 anos.

Para a realização do FFLAC em Madrid, a diretora tem estabelecido parcerias com empresas e importantes Instituições Espanholas como o Instituto Andaluz de Flamenco da Junta de Andaluzia, Instituto Buñuel de Madrid, Centro de Cultura Contemporâneo Matadero, Fnac, Renfe, Museo del Baile Flamenco de Sevilla, Escolas de Cinema e Universidades Espanholas.

Além disso, o Festival tem conquistado em toda a Espanha a participação e o carinho de vários artista flamencos de renome como o a bailaora Cristina Hoyos, atriz protagonista dos filmes de Carlos Saura, em que atuou ao lado de Antonio Gades em suas principais produções dos anos 80 e 90; Amor Brujo, Bodas de Sangre e Carmen. Cristina Hoyos também é madrinha e presidente do júri do FFLAC.

“Trabalhar o Flamenco dentro de uma estética voltada aos conceitos da arte contemporânea é um dos meus desafios. O festival ‘temático’ concentra e promove atividades em vários âmbitos artísticos na medida em que amplia a capacidade de interpretação de uma linguagem artística multidisciplinar, como é o flamenco. Para mim o flamenco, recentemente declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, é um campo de investigação infinito dentro do contexto histórico, social, comportamental, artístico. É um objeto de análises de profundas transformações…”, explica Luciane.

O Circuito Internacional no Brasil faz parte de uma série de outras incursões que o festival já realizou em outros países com participação em outros festivais e que segue este ano com agenda para o Canadá em setembro, Argentina e Chicago em 2013.

 Em breve mais informações sobre a programação nas três cidades.

Curtas


SÍNDROME DE PÉS E MÃOS

(1º Prêmio – FFLAC 2010)
Jesús Pulpón
13 ’57 “/ 2009 / Sevilha, Espanha.
VO Espanhol  / Legenda em Português
Ficção
França, século XX. Um grupo de médicos especialistas tratam de uma nova doença que parece ter origem na Espanha. Antoine um jovem médico estagiário, é encarregado de ir investigar.



THE RED SHOES

(1 º Prêmio FFLAC 2011, Prêmio do Público e Prêmio de Melhor Atriz, Diana Regaño)
Lorenzo Recio
7 min / 2011 / França, Paris.
VO Espanhol / Legenda em Português
Ficção
Uma jovem dançarina ensaia difíceis passos de bulerias. Tudo muda quando ela encontra um estranho par de sapatos vermelhos.



A DANÇA DOS PINCÉIS

(2 º Premio – FFLAC 2010)
Charles Olsen
8’48 “/ 2010 / Madri, Espanha.
Ficção
Baseado nas pinturas de Picasso, em particular, “Nas senhoras de Avignon” e suas obras do anos 1970, se apresenta através da dança flamenca a estética geométrica multifacetada de este artista.



Hibernando

(2 º Prêmio FFLAC 2011)
David Pantaleón
7 min / 2009 / Grã Canária, Espanha.
VO Espanhol / Legenda em Português
Curta-documentário
Ernesto vive á 40 anos nos EUA. Desde a década de 80  trabalha em uma empresa de sorvetes. Durante os meses de inverno, enquanto os caminhões “hibernam” é quando sua memória do passado desperta.



VIVEIRO
(3º Prêmio – FFLAC 2010)

Mariano Cruceta e Caroline Planté
6’50″/ 2010 / Madri, Espanha.
VO Espanhol / Legenda Português
Ficção – Videodança
O viveiro é o espaço em que se desenvolve a relação de amor entre uma guitarrista flamenca e um bailaor. Quando a distância os separa, várias emoções se manifestam…



MAIS ALTO CANTO EU!
(3 º Prêmio FFLAC 2011)

Christina Firmino
10 min / 2011 / Paris, França
VO Espanhol/ Legenda em Português
Curta-documentário
Por que as pessoas cantam? Essa é a síntese de uma passagem por Lebrija, um encontro com alguns dos seus moradores. Rodado em um dia, em poco tempo e com o que ofereceu cada instante. Sempre seguindo este fio, esta pergunta: Por que você canta?



ANA LUCIA

Charalambos Mavromichalis
14 ’40 “/ 2009 / Nova York, EUA.
VO Espanhol / Inglês Legendas Inglês e Português
Ficção
Ana, uma menina andaluza de 13 anos surda que ama e sente paixão pelo flamenco. Depois de ter sido abandonado pelo seu pai quando criança, Ana se converte no único apoio de sua mãe alcoólatra e do seu irmão de 4 anos …



MATADOR ON THE ROAD (Prêmio de Melhor Ator, Juan Diego)

Alexis Morante
15 min / 2010 / Algeciras, Espanha.
VO Espanhol / Legendas em Inglês e Português.
Ficção
Morante da Bahía, Matador de Toros andaluz de profundas raízes, há 20 anos aposentado e no ultimo ano mergulhou em uma depressão depois da morte de sua esposa, uma famosa cantora de flamenco. Um dia, recebe um telefonema de Gael promotor de touradas sem derramamento de sangue que se realizará em Las Vegas…



MULHER ESPANHOLA

Teresa del Pozo
6’10″/ 2009 / Madri, Espanha
Experimental
Um tributo às mulheres que nasceram, cresceram e viveram na Espanha durante esses anos e que apesar de tudo, souberam educar as próximas gerações e incutir curiosidade, além das paredes de uma casa. O curta é protagonizado pela bailaora Olga Pericet.



COMEÇAR, EM PEZAS

Rosanna Terracciano
5’43 “/ 2011 / Calgary, Canadá.
Videodança
O ritmo do flamenco ou batida, às vezes, pode adquirir qualidade de ressonância no corpo. Como pode uma série de imagens, um gesto cotidiano ou um movimento ressonar no espectador da mesma maneira como faz o compasso?



CERAMICS SWAN

David Galán
10’54 “/ 2011 / Madri, Espanha.
VO Espanhol / Legenda em Português
Ficção
Um diretor em busca de inspiração. Uma mulher com o flamenco em suas veias. O Flamenco mudará suas vidas para sempre. Ceramics Swan é uma comédia para  levar o flamenco muito a sério.



MINHA VIAGEM NO METRÔ

Marco Rinaldo
6 min / 2010 / Turin, Itália.
Ficção
Durante uma viagem de metrô, um jovem observa com especial atenção algumas pessoas que viajam em um vagão. De repente…



NO FROST

Daniel Escario
1¨10″/ 2011 / Madrid, Espanha.
Experimental
Uma soleá por bulerías contém tudo. O cotidiano se faz Flamenco a cada momento. Há livros, sapatos, mundos, silêncios, folhas … tudo está encerrado dentro do compasso.



DESCONTRUÇÃO SOBRE BULERIA ASSIMÉTRICA

Daniel Escario
1 min / 2011 / Madri, Espanha.
Experimental
Um poema visual através da reconstrução do compasso por bulerias.



CLEMENTE

Monica Luna Bramucci
10 min. / 2010 / Mendonza, Argentina.
Ficção
Uma mulher que trabalha fazendo limpeza em um teatro. Ela perdeu seu parceiro de vida e a sua vida como artista. O curta é protagonizado pela professora de baile flamenco em Argentina Maria Reis.



DEPOIS DO SEU BAILE

Tatiana Lee
3 ¨40″/ 2011 / Florianópolis, Brasil.
VO Espanhol / Legenda em Português
Experimental
Uma bailaora, os ensaios e os pensamentos após a sua dança.



YUNKO 

Amanda Beaugé-Rubinstein
14 min / 2009 / Paris, França.
VO espanhol / Legendas em Francês e Português
Curta-documentário
A viagem de Yunko, uma flamenca japonesa, de Tóquio a Jerez de la Frontera.



ORREAGA

Manuela Carreta
8’05″/ 2011 / Vicenza, Itália.
Videodança
A música, o timbre, a dicção, sem palavras de Mikel Laboa, a paisagem das águas pré-históricas de Fimon em Vicenza constrói a estrutura para receber e ouvir o corpo flamenco que golpeia através de gestos imprevisíveis  …o grito abafado está a ponto de quebrar  a figura daqueles guerreiros embriagados de sangue em Orreaga, batalha de Roncesvalles, 800.



A ÚLTIMA VITÓRIA

Monica Luna Bramucci
6 min / 2011 / Mendonza, Argentina.
VO Espanhol / Legendas em Português
Ficção
A história de duas irmãs que transitam entre o Flamenco e da solidão.



NEUTRUM

Iván Márquez
7 ´50” / 2011 / Madrid, España.
Experimental
Neutrum é o ponto intermediario entre o dançarino e a sua dança, como na música, as notas e pausas que fazem o compasso. Este fragmento é composto de um conjunto visual de medidas musicais que fazem um só caminho entre a, dança e a imagem.



INVISÍVEL

Manu Marpel
4 min / 2011 / Valência, Espanha.
VO Espanhol
Curta-documentário
O Flamenco é uma experiência de paixão e liberdade. Nesta peça audiovisual se propõe a rigidez dos arquétipos e a necessidade de liberar nossa mente para aceitar as diferenças.



A PROVA

Gabriela Rodríguez
3¨50” / 2009 / México.
VO Espanhol / Legenda em Português
Ficção
A dançarina faz um “teste”, sem saber que está sendo observada desde a sua chegada. Ao improvisar seus movimentos ela descobre os sons gerados por eles até encontrar uma composição musical.



NÃO SE ATREVA!

Carmela Garcia
1’30 “/ 2010 / Granada, Espanha.
VO Espanhol  / Legenda em Português
Animação
Ao Sacromonte nem pensar! Me dizia a minha avó, sem saber que anos mais tarde, seria o lugar que mais me faria sonhar.



SPAIN

Peter Luha & Lucia Cernekova
3’56 “/ 2010 / Eslováquia
Animação
Motivos inspirados em diferentes lugares da Espanha, especialmente em Andaluzia, lugar onde procurava o flamenco como cães por onde passávamos … de repente tudo se transformou em acumulação de “flashes” e nos fez sentir mais vivos na estrada.

Videoinstalação


“F”

Ethem Ozguven y Asine Can Ozozer
6 min / 2009 / Turquía
Experimental
As mulheres vivem uma vida onde cada vez menos tem espaço para si mismas, Por um lado vivem, por toro lutam com a vida.

Documentários


FLAMENCO ENTRE GRADES – Trailer

(FFLAC Prêmio de Melhor Documentário 2011)
Tristan Copley e Ron Swith Amnon
41 min / 2011 / Espanha / Israel.
VO Espanhol / Legendas em Inglês e Português.
A roteirista Shoshi Israelí, coordena as atividades com presos ciganos na prisão Estremera, Espanha. Este documentário gravado em uma cadeia, conta a história de um grupo de pessoas que se comunicam com a sociedade fora da sua realidade através de Flamenco.



OUTRAS FLAMENCAS – Trailer

Tatiana dos Santos Guedes e Bianca Dos Santos
52 min / 2009 / Brasília, Brasil
VO Espanhol / Legenda em Português
Mulheres que deixaram suas carreiras, seus países e suas famílias pela arte chamada Flamenco; canal através do qual se reconhecem a si mesmas e aqueles ao seu redor. Os estereótipos sobre flamenco desaparecem e a realidade se converte em um chamado para a vida.



O FAROL – Trailer

Monica Luna Bramucci
62 min / 2011 / Argentina e Chile.
Espanhol VO / Legenda em Português
A arte do flamenco no fim do mundo, Chile. O FLAMENCO como protagonista, acompanhado por vozes que lhe deram e que lhe dão movimento. O fio condutor é a maestra de dança e pesquisadora Jeaninne Albornoz.



THE SPANISH ROOM – Trailer

Christopher Michael Roybal
108 min / 2010 / Novo México, EUA.
VO Inglês / Legendas em Espanhol e Português
Um documentário sobre Yjastros: The American Repertory Company Flamenco, com sede no Instituto Nacional de Flamenco em Albuquerque, Novo México, nos Estados Unidos.



FRANCISCO MORENO GALVÁN, A FONTE DO JONDO

Fidel Meneses e Patricio Hidalgo
65 min / 2010 / Espanha Sevilla.
VO Espanhol / Legenda em Português
Documentário sobre a obra de um personagem ilustre da história do flamenco contado através de testemunhos precisos e de pessoas que o acompanharam em sua vida. Um artista ávido de liberdade, urbanista, poeta, compositor e de muitas outras facetas.



AMIGA FLAMENCA

Chari María Santos
40 min / 2009 / Suíça, Zurique.
VO Espanhol / Legenda em Português
A vida como artista flamenca na Suíça não é fácil. Helena e Isabela, cuja paixão é a dança do sul da Espanha, tratam de ganhar a vida, contam suas experiências e outras coisas que lhes unem.



CAMINHOS DA ALMA – Trailer

Marco Aguilar
83 min / 2010 / Espanha / México / EUA.
VO Espanhol /Legenda em Português
Um passeio pela história recente do flamenco. Seu protagonista, o guitarrista flamenco Tito Losada que nos aproxima ao pensamento e da arte do flamenco. Nomes como Tomatito,  Enrique Morente, Paco de Lucía,  Antonio Canales, Lole y Manuel, Estrella Morente, Diego Carrasco, La Susi, Moraito Chico, Esperanza Fernández, Raimundo Amador em filme único e de alto valor cultural e histórico para o Flamenco, Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Fonte: Flamenco Brasil

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Trackback: Viaje de ‘Matador’ por las ciudades más importantes de Brasil con el ‘Banco do Brasil’ | Noticias Matador on the Road

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 148,658 hits
%d blogueiros gostam disto: