“MPB – A História de Um Século” será lançado, dia 27 de junho, pela Funarte

Com mais de 400 fotos e texto de Ricardo Cravo Albin, o livro retrata cem anos de história da música popular brasileira

Uma das mais esperadas reedições da Funarte, MPB – A História de Um Século será lançada, no dia 27 de junho, às 18h, na Sala Sidney Miller, no Rio de Janeiro. Escrito pelo pesquisador e produtor musical Ricardo Cravo Albin, o livro estava esgotado desde sua primeira edição, que é de 1998.

 

O lançamento contará com a participação do cantor Marcos Sacramento. No show para convidados, ele apresenta um repertório bem variado, percorrendo ritmos e compositores que construíram a base do que é hoje a música popular brasileira. Aquarela do Brasil, de Ary Barroso; Luar do Sertão, de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco; Caminhando, de Geraldo Vandré, e Carinhoso, de Pixinguinha e Braguinha, são algumas das canções incluídas no roteiro.

 

Revista e ampliada, a nova edição de MPB – A História de Um Século – agora em português, inglês, espanhol e francês – é dividida em duas partes. Na primeira, quatro capítulos revelam as origens da MPB, os diferentes ritmos e gêneros, e os compositores que marcaram cada fase da rica produção musical brasileira.

 

Na segunda parte, uma seleção de imagens exibe, a cada década, os mais importantes intérpretes e compositores, que ajudaram a consolidar a música brasileira e a torná-la respeitada e apreciada no mundo inteiro. Em 400 fotos, estão retratados desde Chiquinha Gonzaga (anos 10), Ary Barroso e Carmen Miranda (anos 30), passando por Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Cartola, Chico Buarque, Roberto Carlos (anos 60/70) até Cazuza (anos 80) e Marisa Monte (anos 90), entre outros.

 

Sobre o autor


Considerado um dos maiores pesquisadores da música popular brasileira, Ricardo Cravo Albin nasceu em Salvador (BA), em 1940. Formado em Direito, Ciências e Letras, encontrou na paixão pela música outros caminhos profissionais a seguir. Historiador de MPB, produtor musical, produtor de rádio e televisão, crítico e comentarista, Albin é também autor de diversos livros sobre assuntos variados.

 

Entre 1965 e 1971, fundou e dirigiu o Museu da Imagem e do Som – MIS. Foi, ainda, diretor geral da Embrafilme e presidente do Instituto Nacional de Cinema (INC). Desde 2001, preside o Instituto Cultural Cravo Albin, para o qual doou todos os seus bens. Sua maior obra, o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, é referência na área de pesquisa musical e está disponível em meio digital, com cerca de sete mil verbetes.

 

MPB – A História de Um Século
De Ricardo Cravo Albin
Ed. Funarte
528 páginas
Preço sugerido: R$ 170,00

 

Lançamento: 27 de junho, quarta-feira, às 18h
Local: Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)

Show com Marcos Sacramento
Entrada franca (sujeita à lotação da Sala)

Fonte: Assessoria de Imprensa – Funarte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 150,968 hits
%d blogueiros gostam disto: