Portugal cria acervo colaborativo de música erudita

Com o objetivo de criar um grande acervo de música erudita, a Universidade do Minho, em Portugal, acaba de apresentar WikiScore, uma ferramenta que permitirá a transcrição colaborativa de partituras  para a forma de notação musical ou arquivo de áudio.

Inspirado no conceito da Wikipedia, o projeto, nascido na disciplina de Informática para a Musicologia, busca tornar mais acessíveis os documentos de leitura complicada e encerrados nas grandes bibliotecas.

Para serem armazenadas no WikiScore,  as partituras precisam  ser transcritas para uma notação que usa letras do alfabeto ao invés de notas musicais. Feito isto, o sistema gera automaticamente uma nova partitura, totalmente digitalizada, e arquivos de áudio que podem ser tanto da obra completa, como apenas das partes ou dos instrumentos escolhidos pelo usuário.

Por enquanto, o sistema possui 4 projetos-piloto inacabados. São eles: uma ópera e uma cantata, do século 18, uma opereta, de 1913, e um vocal litúrgico, do século 16. Quem quiser contribuir, precisa solicitar uma conta de usuário para poder editar e adicionar conteúdo.

Fonte: Revista Cult

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 148,658 hits
%d blogueiros gostam disto: