SP – Programa Ocupação homenageia Nelson Rodrigues

O maior dramaturgo brasileiro e um dos grandes cronistas do país. Gênio ou tarado? Libertário ou reacionário? Contraditório, polêmico, contundente, Nelson Rodrigues é o homenageado da vez do Ocupação. Neste ano em que se celebra o centenário de seu nascimento, o programa explora sua obra e vida, com exposição, espetáculos e ciclo de debates, no Itaú Cultural e no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

A exposição tem curadoria de Maria Lucia Rodrigues, filha de Nelson, e cocuradoria de sua filha, Sonia Muller. A proximidade familiar implica em uma visão afetiva, que procura abordar lados pouco observados do autor. Nesse sentido, fica em destaque o que Nelson disse sobre si mesmo, nas suas confissões e memórias, assim como a importância que a família teve para sua formação.

Nelson revolucionou o teatro brasileiro. Entre outros destaques, sua peça Vestido de Noiva, montada pelos Comediantes em 1943, no Rio de Janeiro, é considerada um marco — o momento em que o modernismo, que havia atingido literatura, música e artes plásticas desde 1922, chega às artes cênicas nacionais.

Além da obra como dramaturgo, Nelson escreveu crônicas esportivas, romances de folhetim (como Asfalto SelvagemEngraçadinha, seus amores e seus pecados) e contos (A Vida Como Ela É…). Sua obra foi adaptada para cinema e televisão. Falou sobre artes, política e sobre sua própria vida, com senso do épico, fluência narrativa e uma habilidade de criar frases e personagens memoráveis.

Espetáculos

Além da mostra, o Ocupação conta com montagens, leitura dramática e seminário. O diretor Nelson Baskerville encena, em 30 de junho e 1º de julho, 17X Nelson, peça inspirada em várias obras rodrigueanas, e, em 21 e 22 de julho, Os Sete Gatinhos, texto de Nelson. Ambas ocorrem no Itaú Cultural, às 20h, e são gratuitas.

Já em 27, 28 e 29 de julho, as atrizes Cleyde Yáconis e Denise Fraga interpretam os textos do autor, em uma leitura dramática sobre amor, mulheres, humor e morte: Elas Não Gostam de Apanhar. As apresentações acontecem no Auditório Ibirapuera: na sexta e sábado, às 21h; no domingo, às 19h. A direção é de Marco Antonio Braz. (veja abaixo como comprar seu ingresso).

Ciclo de Debates

Por fim, o encontro Com Nelson ao Pé da Cena reunirá diretores que fizeram peças de Nelson, aproximando concepções distintas do autor. Mais informações sobre as mesas serão fornecidas em breve.

Hotsite

No dia da abertura da mostra, será inaugurado um hotsite especial para a Ocupação Nelson Rodrigues com parte do material da exposição e conteúdo exclusivo — textos, fotos de peças e de família, além de entrevistas com personalidades que esclarecem os vários lados do autor.

Atualmente, você pode conferir as edições anteriores, dedicadas a artistas como Flávio Império, Angeli, Rogério Sganzerla, Zé Celso, Haroldo de Campos. Visite!

 


Ocupação Nelson Rodrigues
Itaú Cultural
quinta 21 de junho a domingo 29 de julho
terça a sexta 9h às 20h
sábado domingo feriado 11h às 20h

[indicado para todas as idades]
entrada franca


Montagens e leitura dramática

Itaú Cultural e Auditório Ibirapuera

sábado 30 de junho e domingo 1º de julho
peça 17X Nelson
por Nelson Baskerville
às 20h
110 minutos
Sala Itaú Cultural

[indicado para maiores de 16 anos]

Onze atores circulam através de cinquenta personagens pelas dezessete peças do autor, lançando-se em uma aventura rodrigueana que tem como foco a família, seus confortos e neuroses.

peça Os Sete Gatinhos
sábado 21 e domingo 22 de julho
por Nelson Baskerville
às 20h
80 minutos
Sala Itaú Cultural

[indicado para maiores de 16 anos]

A família Noronha parece ser tão normal quanto qualquer outra. No entanto, se esconde sob as aparências. Quatro das cinco filhas da família se prostituem para garantir a castidade e a boa educação da mais nova, Silene. Só que Silene não é a virgem que todos pensam ser, e nem seus pais estão livres de terríveis perversões.

Elas Não Gostam De Apanhar
por Marco Antonio Braz
com Cleyde Yáconis e Denise Fraga
sexta 27, sábado 28 e domingo 29 de julho
sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h

Auditório Ibirapuera
800 lugares
70 minutos

ingressos: R$20 e R$10 (meia entrada).

Você pode comprar seu ingresso de duas maneiras:

– pela Tickets for Fun (site ou telefone 11 4003 5588)
– na bilheteria do Auditório. Horários de funcionamento:

não abre segunda
terça a quinta: das 11h às 18h
sexta: das 11h às 22h
sábado: das 9h às 22h
domingo: das 9h às 20h

Leitura dramática de contos de A Vida Como Ela É… e de crônicas das Memórias – A Menina Sem Estrela e O Reacionário, dentre outras obras. Um duo feminino que apresenta um painel da visão de Nelson sobre mulheres, amor, humor e morte.


Encontro Com Nelson ao Pé da Cena

Mais informações em breve

itaú cultural | avenida paulista 149 – paraíso – são paulo sp [próximo à estação brigadeiro do metrô]
informações: 11 2168 1777 | youtube.com/itaucultural | twitter.com/itaucultural | facebook.com/itaucultural |atendimento@itaucultural.org.br

Auditório Ibirapuera | Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 – Parque do Ibirapuera
informações: http://www.auditorioibirapuera.com.br/

Fonte: Itaú Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 166.762 hits
%d blogueiros gostam disto: