Calendário do MAM para 2012 revisitará o passado

Anna Virginia Balloussier

Ao fechar seu calendário para 2012, o MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo revisitou o passado, com homenagem aos 90 anos do fotógrafo German Lorca e a exibição na íntegra da coleção Carlo Tamagni (1900-1966).

Paralelamente, deu a primeira mostra de fôlego no espaço a artistas como o alemão Wolfgang Tillmans e a brasileira Adriana Varejão.

Os 50 anos de morte de Oswaldo Goeldi (1895-1961) passaram batido pelo radar do museu em 2011. Em compensação, o maior gravurista do país ganha retrospectiva em junho, com curadoria da sobrinha-neta Lana Goeldi e de Paulo Venâncio Filho.

Folha teve acesso exclusivo ao planejamento do museu para o ano que vem, que começa com obras de Tarsila do Amaral, Volpi e Livio Abramo. No total, são 81 peças que formam o acervo doado pelo ex-conselheiro Tamagni.

Exibidas ao lado da coleção finalizada nos anos 60, excertos do século 21, como “Totó Treme Terra” –o trabalho do coletivo Chelpa Ferro traz uma mesa de pebolim com alto-falantes que simulam sons de uma partida.

A curadoria mistura passado e presente e é de Fernando Oliva e Felipe Chaimovich. A meta é expor a mudança de eixo do modernismo para a arte contemporânea.

No fim de março, Wolfgang Tillmans virá ao Brasil para montar sua exposição, com fotos e possivelmente vídeos. “Ele visitou países da América do Sul incógnito e escolheu o MAM para expor em São Paulo”, diz Chaimovich, curador do museu.

Também em março, a instituição prepara grande mostra para o paulistano German Lorca. Serão fragmentos de sua passagem no Foto Cine Clube Bandeirante, entre 1948 e 1952, em especial uma série de falsos flagrantes.

Setembro será a vez de Adriana Varejão, da safra de artistas brasileiros inflacionados no mercado internacional –uma obra sua já foi arrematada por R$ 3 milhões.

Ela fará uma instalação a partir de trabalhos já consagrados, como esculturas de azulejo e carne cenográfica.

A partir de setembro, o MAM organizará um festival de arte e gastronomia. A cada semana, um cozinheiro e um artista farão dobradinha para criar uma experiência que conquiste, de uma só tacada, olhos e estômago.

Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 166.742 hits
%d blogueiros gostam disto: