A sustentabilidade dos museus do Rio de Janeiro

por Laura Lopes

Dois projetos de construção sustentável se destacam no Rio de Janeiro. O Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Museu do Amanhã foram concebidos pelos consagrados escritórios de arquitetura de Elizabeth Diller e Ricardo Scofidio (Diller Scofidio + Renfro, dos Estados Unidos) e do espanhol Santiago Calatrava, respectivamente. Os projetos conseguiram o Selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, ou Liderança em Energia e Projeto Ambiental), e por isso foram apresentados como cases na 2ª conferência Greenbuilding Expo Brasil, que termina nesta quarta-feira, em São Paulo.

Novo Museu da Imagem e do Som (MIS)

O prédio que ocupava o terreno onde está sendo construída a nova sede do museu fica na Avenida Atlântica, em Copacabana, e foi demolido de forma eficiente. Até o fim das obras, provavelmente no primeiro semestre de 2013, 99,81% dos materiais serão reciclados ou reaproveitados. A fase atual envolve a execução de fundações e estruturas. Durante ela, os resíduos são separados e encaminhados a recicladoras, e não apenas encaminhados para aterros, como exige a legislação. Além disso, as águas de rebaixamento do lençol são tratadas, o que significa que não são despejadas na rede pública carregando areia ou obstruindo as tubulações.

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é uma das principais obras do projeto de revitalização da região portuária do Rio. Ao fim da obra, ocupará uma área de 12,5 mil m² no Píer Mauá. O projeto prevê a utilização de recursos naturais do local – a água da Baía de Guanabara, usada na climatização do interior do museu – e a captação de energia solar. O prédio terá, em sua parte superior, estruturas em aço que se movimentarão como asas contínuas e sequenciais, servindo como bases para placas fotovoltaicas. Além de gerar sombreamento para toda a cobertura do museu, os movimentos são programados para seguir o sol, aumentando a eficiência dos painéis solares.

Fonte: Revista Época

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 168.089 hits
%d blogueiros gostam disto: