Programação – 2º semestre na Oficina Oswald de Andrade

ARTE-EDUCAÇÃO

WORKSHOP DE ARTE-EDUCAÇÃO “MACUNAÍMA: UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL”

Coordenação: Mirtes Mesquita

10/09 a 19/11 – sábados – 10h às 13h

Público: professores da rede pública e arte-educadores

Inscrições: 08/08 a 06/09

Seleção: carta de interesse

30 vagas

Objetiva a transposição para a cena da obra literária por meio da literatura de Mário de Andrade, ampliando o olhar para o universo da cultura brasileira, o exercício da criatividade, o aprendizado de técnicas teatrais e soluções dramatúrgicas, enriquecendo seu repertório pessoal para que possa aplicá-lo em sala de aula. Recomenda-se assistir ao espetáculo “As Histórias de Shantá”.

Mirtes Mesquita é mestranda em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Participou da adaptação da obra “Macunaíma” de Mário de Andrade para o teatro, sob a direção de Antunes Filho. Além de atriz, é professora, diretora e produtora cultural.

WORKSHOP “O ENSINO DE ARTES: PROCESSO X RESULTADO”

Coordenação: Kátia de Carvalho Lazarini

03 a 24/09 – sábados – 14h30 às 17h30

Público: professores, estudantes de artes, pedagogos e arte-educadores

Inscrições: 08 a 30/08

Seleção: primeiros inscritos

20 vagas

O workshop visa contextualizar historicamente o ensino das artes no Brasil, traçando um panorama sobre o conceito de “processo” no ensino/aprendizagem em artes. Os participantes exercitarão o planejamento de novas estratégias de aula, a partir dessa premissa.

Licenciada na Escola de Comunicação e Artes da USP, Kátia Lazarini atua principalmente na área do ensino de teatro e dança. Integra como atriz e produtora o Coletivo Teatro Dodecafônico, grupo formado em 2008 com pesquisa sobre a utilização de diferentes espaços físicos na prática cênica.

PALESTRA “A ARTE DE CONTAR HISTÓRIA NO SÉCULO XXI”

Coordenação: Cléo Busatto

Período: 03/09 – sábado – 10h às 12h

Público: arte-educadores, professores de artes, atores e contadores de histórias

Inscrições: 08/08 até a data do encontro

Seleção: primeiros inscritos

40 vagas

Reflexão sobre os espaços possíveis para a narração oral no século XXI, da narrativa presencial à narrativa virtual. Abordagem do ciberespaço: expressão, poéticas e significações sugeridas por esse meio. Apreciação dos softwares sobre narração oral no meio digital, produzidos pela palestrante: Contos e encantos dos 4 cantos do mundo; Lendas brasileiras, Nos Campos do Paiquerê e Formosos Monstros.

Cléo Busatto é escritora. Mediadora em projetos sobre oralidade, leitura e literatura infanto-juvenil. Narradora oral de histórias. Investiga a narração oral no meio digital o que resulta na produção de softwares educativos. Mestre em Teoria Literária pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

OFICINA DE FORMAÇÃO PARA CONTADORES DE HISTÓRIAS

Coordenação: Pamela Duncan

12/09 a 30/11 – segundas e quartas-feiras – 18h30 às 21h30

Público: arte-educadores, contadores de histórias, atores e estudantes de teatro

Inscrições: 08 a 31/08

Seleção: carta de interesse, currículo e entrevista (dia 05/09, segunda-feira, às 18h30)

20 vagas

A oficina de cunho prático pretende trabalhar diferentes eixos da milenar arte de contar histórias: o corpo como instrumento de comunicação, partituras corporais, aspectos da leitura, entre outros. Ao longo da oficina serão desenvolvidas histórias a serem apresentadas ao final dos encontros.

Fundadora do núcleo “A Peste, Cia. urbana de Teatro”. Dirigiu as peças de teatro físico “Sonhei com Charles Chaplin”, “A Menina que Descobriu a Noite”, “O Processo” de Kafka, entre tantos outros. Curadora do evento internacional  “Art Futura” de novas tecnologias. Coordena o núcleo de Teatro-educação da Prefeitura de Taboão da Serra e ministra cursos no exterior e em diferentes capitais do país.

ARTES PLÁSTICAS

OFICINA DE GRAVURA EM METAL

Coordenação: Kika Levy

23/08 a 29/11 – terças-feiras – 18h30 às 21h30

Público: estudantes de artes visuais e jovens artistas em processo de formação, a partir de 18 anos

Inscrições: 08 a 20/08

Seleção: primeiros inscritos

20 vagas

Orientação das técnicas de gravura e acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos individuais através do ateliê aberto. As aulas serão compostas por descrições das técnicas, apoiadas em apresentações de imagens de livros apresentando obras de artistas, seguidas de práticas aplicadas aos trabalhos individuais dos alunos.

Formada em Desenho Industrial pela FAAP e pós-graduada em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina, tendo como orientador Hermelindo Nardin. De 2002 a 2006 frequentou o Ateliê Piratininga sob a orientação de Ernesto Bonato. Recentemente coordenou workshops e cursos de gravura no Sesc Pompéia e Belenzinho. Ministra aulas de gravura e aquarela em seu ateliê.

OFICINA DE XILOGRAVURA

Coordenação: Francisco Maringelli

25/08 a 30/11 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30

Público: estudantes de artes visuais e jovens artistas em processo de formação, a partir de 18 anos

Inscrições: 08 a16/08

Seleção: primeiros inscritos

20 vagas

Fundamentos técnicos da xilogravura em todas suas etapas: concepção, transferência para a matriz, gravação e impressão, procurando aprofundar discussão à respeito das potencialidades expressivas e poéticas no contexto da produção contemporânea.

Formado em Artes Plásticas pela FAAP e em Arquitetura pela FAU/USP. Frequentou o Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall/SP. Desenvolveu o projeto “Grandes Formatos na Gravura em Relevo” com incentivo da Bolsa Vitae. Participou de várias exposições coletivas no Brasil, Itália, Canadá, México, EUA, Alemanha, Holanda entre outros. Participou também de várias Bienais nacionais e internacionais. Ministra workshops de xilogravura desde1985.

ATELIÊ LIVRE

O ateliê livre é aberto aos participantes das oficinas de xilogravura e metal e também a outros interessados na prática da gravura. Não há necessidade de inscrição. As atividades acontecerão nas quartas-feiras abaixo, das 18h30 às 21h30, e serão supervisionadas pelos coordenadores das oficinas.

Xilogravura: 31 de agosto, 21 de setembro, 05 e 26 de outubro, 16 e 30 de novembro

Metal: 24 de agosto, 14 e 28 de setembro, 19 de outubro, 09 e 23 de novembro

OFICINA “GRUPO DE ESTUDOS PARA JOVENS ARTISTAS”

Coordenação: Bruno Moreschi e Márcia Moraes

01/09 a 15/12 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30

Público: estudantes de artes visuais e jovens artistas em processo de formação, a partir de 18 anos

Inscrições: 05 a 27/08

Seleção: portfólio via email nucleojovensartistas@gmail.com ou CD entregue no ato da inscrição

15 vagas

O núcleo de estudos será um espaço em que jovens artistas poderão apresentar seus trabalhos, analisar em conjunto as obras dos demais participantes e também se deparar com diversas referências que possam enriquecer suas produções artísticas.

Bruno Moreschi é jornalista formado na Universidade Federal de Santa Catarina

(UFSC), artista plástico e crítico de arte especializado em artes plásticas. Escreve

regularmente para publicações nacionais e internacionais como a revista “Piauí” e

“Bravo!”. Também atua no mercado editorial, especialmente em livros relacionados às artes visuais.

Márcia Moraes é bacharel e mestre em Artes Plásticas pela Unicamp. Em 2009,

teve sua primeira individual no Centro Universitário Maria Antonia. Em 2010, realizou uma individual na Galeria Leme. A artista participa regularmente de exposições no Brasil e no exterior. No ano passado, fez residência artística na cidade de La Roche-en-Brenil, França.

WORKSHOP DE ILUSTRAÇÃO

Coordenação: Orlando Pedroso

06 a 27/09 – terças-feiras, das 19h30 às 21h30

Público: Ilustradores, desenhistas e estudantes de artes.

Inscrições: 08 a 31/08

Seleção: carta de interesse

20 vagas

Através de conceitos da ilustração editorial, o workshop focará o processo pessoal de desenhar, a fim de trabalhar o desbloqueio com o meio, experimentando diferentes tipos e dimensões de suportes.

Orlando Pedroso é ilustrador desde 1978 e trabalha no jornal Folha de São Paulo desde 1985. Já ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006, e Artista Homenageado no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte de 2007.

OFICINA “FUNDAMENTOS DO DESENHO E DA PINTURA”

Coordenação: Carlito Contini

08/09 a 28/11 – segundas e quintas-feiras – 18h30 às 21h30

Público: estudantes de artes e interessados em geral

Inscrições: 08 a 22/08

Seleção: carta de interesse e aula-aberta (01/09, quinta-feira, das 18h30 às 21h30)

20 vagas

A oficina pretende desenvolver técnicas básicas de desenho e pintura explorando diferentes procedimentos e materiais, a fim de instrumentalizar o aluno tecnicamente e dar suporte teórico para que possa desenvolver o seu trabalho individual. Será explorado o desenho de observação com modelos vivos convidados.

Carlito Contini é mestre em poéticas visuais pela ECA-USP e docente da FAAP, onde também foi aluno. Desde a década de 70 expõe regularmente seus trabalhos. Entre as mostras mais recentes estão as individuais “O Paciente Circular”, na Galeria Casa Triângulo, “Ponto e Fuga”, na Estação Pinacoteca e “Projeto Parede”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

WORKSHOP “INTRODUÇÃO À ARTE CONTEMPORÂNEA”

Coordenação: Diana Tubenchlak

12/09 a 01/10 – segundas-feiras, das 15h às17h (visita à exposição no sábado, dia 01/10)

Público: interessados em geral

Inscrições: 08/08 a 08/09

Seleção: carta de interesse

20 vagas

O Workshop apresentará uma seleção da produção artística atual, relacionando-a com o dia-a-dia dos participantes, através de leitura de imagens, conversas e produções plásticas. No último encontro haverá visita a uma exposição, seguida de debate.

Diana Tubenchlak é licenciada em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2001 desenvolve oficinas e atividades em projetos sociais, ONGs, museus e espaços culturais e desde 2006, pesquisa e trabalha com mediação em arte contemporânea.

PALESTRA “ENTRE LINHAS: O DESENHO, A GRAVURA, A FOTOGRAFIA, O VÍDEO, A INSTALAÇÃO”

Coordenação: Edith Derdyk

14/09 – quarta-feira – 19h às 21h30

Público: artistas visuais, estudantes de artes e interessados em geral

Inscrições: 08/08 a 13/09

Seleção: primeiros inscritos

70 vagas

Relato do percurso da artista plástica paulistana Edith Derdyk, que tem a linha como núcleo poético de seu trabalho nas várias mídias. Edith sinalizará a natureza transitiva e transitória do desenho a partir de sua produção, alinhavando fronteiras possíveis entre o desenho contemporâneo e outras matérias e meios.

Edith Derdyk é artista plástica, educadora e ilustradora. No Brasil expôs na Pinacoteca de SP, MAM, CCBB, Ito, Paço das Artes, Paço Imperial, Casa das Onze Janelas, MASP, MAC, entre outras, além de exposições na França, Alemanha, USA, Suécia, México. Autora dos livros “Formas de Pensar o Desenho”; “O desenho da Figura Humana”, entre outros. Artista residente em  The Banff/Canadá; Vernont Studio Center/USA; Bellagio Center/The Rockfeller Foundation/Itália.

CICLO DE SEMINÁRIOS “EM DIRETO”

Coordenação: Paulo Miyada

05 a 26/11 – Sábados – 15h às 18h

Público: Artistas visuais, arquitetos, estudantes de artes e interessados em geral

Inscrições: 08/08 a 29/10

Seleção: primeiros inscritos

40 vagas

Série seminários em torno da noção de presença e de simultaneidade nas artes visuais, a partir do conceito de ‘em direto’ – como são chamadas na França e Portugal as transmissões radiofônicas ou audiovisuais realizadas ao vivo. Cada encontro contará com a contribuição de um convidado que falará sobre o tema. Paralelamente, sob curadoria de Paulo, estará em cartaz exposição de mesmo título em diálogo com os seminários e, portanto, disparadora de novas questões.

05/11: Guilherme Teixeira

Artista e educador, formado pela FAAP em Artes Plásticas e mestre em Artes Visuais pela ECA USP, expõe regularmente seus trabalhos em salões e galerias do país.

12/11: Vitor César

Arquiteto e urbanista pela UFC, Vitor César é também mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP onde investiga diferentes noções de público em práticas artísticas, sob orientação de Ana Maria Tavares.

19/11: Sérgio Bolliger

Arquiteto e mestre em filosofia pela UNICAMP, seu principal interesse no campo é o pensamento de Martin Heidegger.

26/11: Cristiano Lenhardt

Artista formado pela UFSM, Cristiano Lenhardt ganhou diversos prêmios e expõe regularmente seus trabalhos em galerias e salões do país.

Arquiteto e urbanista pela FAU-USP, onde cursa seu mestrado, Paulo Miyada foi assistente de curadoria da 29ª Bienal de São Paulo, coordena atualmente o Núcleo de pesquisa e curadoria do Instituto Tomie Ohtake e atua como curador do programa Rumos do Itaú Cultural 2011-12.

PROJETO “OSWALD CONVIDA exposições”

EXPOSIÇÃO “VER A CIDADE”

Curadoria: Hélio Schonmann

Artistas participantes: Francisco Maringelli, Gilberto Tomé, Hélio Schonmann, Kika Levy, Ulysses Bôscolo

23/09 a 28/10

Segunda a sexta – 9h às 21h, sábado – 10h às 17h30

Classificação livre

A mostra, composta por pinturas e gravuras, tem como foco a reflexão acerca da relação arte/cidade. A megalópole paulistana é tomada como foco temático, exatamente por ser palco privilegiado dessas tensões, determinantes da existência contemporânea. Com a finalidade de aprofundar essa reflexão, haverá, durante o período expositivo, um ciclo de debates com os artistas participantes e convidados.

Hélio Schonmann é artista plástico e professor. Freqüentou os ateliês de Raphael Galvez, Antônio Cabral e Antonio Carelli, bem como o Ateliê de Livre Criação em Artes Plásticas do Museu Lasar Segall, onde se tornou, posteriormente, orientador.  É autor do Projeto “Itinerância SP” e participa do Coletivo Água Branca, junto ao qual vem realizando projetos de arte pública coletiva na cidade de São Paulo.

EXPOSIÇÃO “EM DIRETO”

Curadoria: Paulo Miyada

Artistas participantes: Fábio Moraes, Cadu, Letícia Ramos, Théo Craveiro, entre outros.

05 a 26/11

Segunda a sexta, das 9h às 21h – sábados, das 10h às 17h30

Classificação livre

Mais de uma geração já nasceu e cresceu em um mundo marcado por transmissões ao vivo de notícias de guerra, espetáculos musicais e eventos esportivos, acostumada a, de alguma forma, apreender sentido e formar opiniões simultaneamente ao acontecimento e propagação dos eventos. A exposição reúne trabalhos que se valem dessa capacidade de interpretação acelerada, diante da imagem das coisas, enquanto ainda estão acontecendo. Durante o período da mostra, acontecerá aos sábados um ciclo de palestras de mesmo título que discutirá estas questões, sob coordenação de Paulo Miyada.

Arquiteto e urbanista pela FAU-USP, onde cursa seu mestrado, Paulo Miyada foi assistente de curadoria da 29a Bienal de São Paulo, coordena atualmente o Núcleo de pesquisa e curadoria do Instituto Tomie Ohtake e atua como curador do programa Rumos do Itaú Cultural 2011-12. Seu trabalho como professor alimenta-se das experiências supracitadas e desenvolve-se em cursos livres, seminários, palestras e debates acerca de exposições.

AUDIOVISUAL

WORKSHOP DE STOP MOTION “MUAN”

Coordenação: Ação Educativa / Centro da Cultura Judaica.

18/08 – quinta-feira – 10h às 13h.

Público: interessados em geral, a partir de 10 anos.

Inscrições: 20/07 a 17/08.

Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).

20 vagas.

MUAN é a sigla para Manipulador Universal de Animações, um software livre para ambiente LINUX desenvolvido para o Festival Anima Mundi pelo INPA com o apoio da IBM. A oficina prevê um cronograma essencialmente prático e as animações produzidas serão exibidas antes das últimas sessões da programação oficial do festival Cine Tela Brasil, projeto de Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, edição especialmente idealizada com o Centro da Cultura Judaica

PROCESSO DE CRIAÇÃO “VIDEOCRIATURAS – 30 ANOS”

Coordenação: Otávio Donasci

29 e 30/08 – segunda e terça-feira – 18h30 às 21h30

Público: profissionais e estudantes de artes visuais, cinema, vídeo, performance e teatro Inscrições: Inscrições: 08/08 até a data do encontro

Seleção: primeiros inscritos

40 vagas

Apresentação do vídeo documentário dos 30 anos das videocriaturas com comentários do próprio artista sobre a sua produção e reflexão sobre os rumos da performance na contemporaneidade.

Graduado e mestre em artes plásticas, é performer e criador de espetáculos multimídia. Vencedor dos prêmios: APCA e Mambembe pelo conjunto de obra e o Prêmio Lei Sarney de Arte Multimídia, pela criação das Vídeocriaturas. Com o diretor Ricardo Karman, cria as Expedições Experimentais Multimídia “Viagem ao Centro da Terra”, 1992, e “A Grande Viagem de Merlin”, 1994.

OFICINA “ROTEIRO DE SERIADO TELEVISIVO”

Coordenação: Drica C. Lopes

12/09 a 07/11 – segundas e quartas-feiras – 19h30 às 21h30

Público: atores, escritores e roteiristas, a partir de 18 anos

Inscrições: 08/08 a 01/09

Seleção: questionário e aula aberta (05/09 – segunda-feira, às 19h30)

20 vagas

Abordagem geral sobre roteiro e roteirização para contextualizar o participante quanto a termos técnicos e conhecimentos específicos do universo televisivo. Tendo como objeto de estudo séries nacionais e internacionais, serão abordadas questões como o uso diferenciado da imagem nas séries e a liberdade de criação em relação a novelas e filmes.

Drica Lopes é roteirista da série Conta com a Gente, produzido pela MultiRio e transmitido na BandRio. Formada pela USC, University of Southern Califórnia em roteiro televisivo. Roteirizou o programa “O Melhor do Brasil” e a série “Turma do Gueto”, ambas na TV Record. Também é membro da Associação de roteiristas AR.

PROCESSO DE CRIAÇÃO “SERIADOS DE TV”

Coordenação: Fernando Bonassi

24/10 – segunda-feira – 18h30 às 21h30

Público: estudantes de cinema, dramaturgos, escritores e roteiristas, a partir de 18 anos

Inscrições: 08/08 até a data do encontro

Seleção: primeiros inscritos

50 vagas

O foco do encontro será o processo de criação de Bonassi, com relatos da experiência em roteiros de televisão. A mediação com o público será feita por Adriana C. Lopes, coordenadora da Oficina de “Roteiros de Seriados Televisivos”.

Escritor, roteirista, dramaturgo e cineasta, com inúmeros livros e contos publicados no Brasil, França, Alemanha e EUA. É formado em Cinema pela ECA-USP, tendo participado como diretor/roteirista dos filmes “Os Matadores” e “O Trabalho dos Homens”, além das séries “Mundo da Lua”, “Castelo Rá Tim Bum” (TV Cultura) e “Força Tarefa” (TV Globo) em sua 3ª temporada.

OFICINA “LABORATÓRIO DE ATUAÇÃO PARA CINEMA”

Coordenação: Vanise Carneiro

11/10 a 13/12 – terças e quintas – 18h30 às 21h30

Público: atores e estudantes de artes cênicas, a partir de 16 anos

Inscrições: 08/08 a 01/10

Seleção: carta de interesse, currículo e aula aberta para pré-selecionados (06/10, quinta-feira, às 19h30)

20 vagas

O laboratório irá condensar exercícios e princípios fundamentais para o entendimento e desenvolvimento da atuação para cinema, tais como aquecimento direcionado, tempo e ritmo, valorização do silêncio e do olhar, ampliação da escuta, entre outros.

Vanise Carneiro é atriz, diretora e educadora. Bacharel em Artes Cênicas, tendo atuado no teatro e participado de vários filmes, tem em seu currículo um número extenso de premiações de atuação, direção e cenário. Desenvolveu a pesquisa “Atuação em Cinema – o trabalho do ator da preparação à filmagem”.

DANÇA

WORKSHOP DE DANÇA TEATRO “A NARRAÇÃO COREOGRÁFICA E O CORPO DO ATOR”

Coordenação: Cia “À Fleur de Peau” (Denise Namura e Michael Bugdahn)

22 a 25/08 – segunda a quinta-feira – 9h30 às 13h30

Público: atores profissionais e amadores, bailarinos e artistas do corpo

Inscrições: 08 a 16/08

Seleção: carta de interesse e currículo resumido

20 vagas

Partindo do trabalho de preparação corporal do intérprete e de uma pesquisa sobre a teatralização do movimento dançado exploraremos a passagem da narração à interpretação através do corpo. Como transmitir informações essenciais e emoções se servindo do leque de possibilidades de expressão que este corpo nos oferece.

Denise Namura, radicada na França há trinta anos, é fundadora da Cia. À Fleur de Peau, com Michael Bugdahn, que reúne bailarinos pela pesquisa de linguagens diversificadas como circo, mímica, teatro e dança. Já criaram mais de 30 espetáculos desde 1986 para a companhia À Fleur de Peau e outras como: Cisne Negro, Balé da Cidade de São Paulo, o Bernballet (Suíça), Cia. Cirka Teater (Noruega), Cia. de Danças de Diadema e a Cia. Portuguesa de Bailado Contemporâneo (Portugal).

WORKSHOP “EXPERIMENTOS NA DANÇA CONTEMPORÂNEA”

Coordenação: Eliana de Santana

22/08 a 12/09 – segundas-feiras – 13h às 16h

Público: bailarinos, atores, a partir de 16 anos

Inscrições: 08 a 17/08

Seleção: carta de interesse e currículo

20 vagas

A oficina tem por objetivo experimentar e vivenciar os procedimentos práticos e as questões teóricas que serão investigados no Projeto “Das Doçuras de Dos Prazeres” premiado com a 10ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo (2011). Além de exercícios práticos de dança contemporânea, serão abordadas questões presentes na pesquisa tais como: O anônimo como tema e acasos na criação artística.

Intérprete-criadora, iniciou suas atividades artísticas com Antunes Filho, Gerald Thomaz, Mariana Muniz e Denilto Gomes. Dentre os últimos espetáculos, atuou em: “Tragédia Brasileira” “Francisca da Silva Oliveira – Chica da Silva – Um Esboço” e recentemente em “Onde os Começos?”.

OFICINA “APROPRIAÇÃO COREOGRÁFICA DE OBRAS DE ARTES VISUAIS”

Coordenação: Cia. Perdida (Juliana Moraes)

22/08 a 03/10 – segundas e quartas-feiras – 18h30 às 21h30

Público: bailarinos, atores, artistas visuais e performers, além de interessados com experiência em dança, a partir de 18 anos

Inscrições: 08 a 18/08

Seleção: carta de interesse e currículo resumido via email contato@companhiaperdida.com.br ou pessoalmente no local

25 vagas

A atividade tem como foco a relação entre obras de artes visuais e formas de apropriação coreográfica. O trabalho será feito a partir da análise de coreografias criadas por Juliana Moraes, Paula PI e Érica Tessarolo.

A Companhia Perdida, dirigida por Juliana Moraes, tem como criadoras-intérpretes Carolina Callegaro, Isabel Monteiro, Érica Tessarolo e Flávia Scheye. Caracteriza-se por intenso trabalho de pesquisa de vocabulário de movimentos e dramaturgia, e foi contemplada pelos 3° e 6° Editais de Fomento à Dança, para projetos de pesquisa que culminaram no espetáculo “(depois de) Antes da Queda”.

OFICINA DE DANÇA “CRIAÇÃO E MOVIMENTO”

Coordenação: Key Sawao

23/08 a 11/11 – terças e quintas-feiras – 15h30 às 17h30

Público: bailarinos, atores, a partir de 16 anos

Inscrições: 08 a 18/08

Seleção: carta de interesse e currículo resumido

25 vagas

A oficina será um ambiente de experimentação que propiciará caminhos para processos criativos através do movimento. Objetiva a concentração, os fluxos dos movimentos internos, a respiração como impulso para as dinâmicas e as qualidades do movimento, entre outras estratégias para a criação.

Key Sawao é co-diretora da “Key Zetta e Cia.” e desenvolve sua pesquisa em dança focada nas inter-relações de linguagens. Seus últimos projetos foram contemplados pelo prêmio Klauss Vianna de Dança Funarte, Petrobrás e pelo programa de Fomento à Dança de São Paulo. É integrante da Cia Tamanduá de Dança-Teatro, fundada por Takao Kusuno, introdutor do butoh no Brasil. É colaboradora de grupos como Pia Fraus e Teatro da Vertigem.

JAM SESSION DE DANÇA

…AVOA! núcleo artístico

2 a 23/09 – sextas-feiras – 19h30 às 21h30 (exceto 09/09)

16 anos

30 participantes

Retirar convites com 30 minutos de antecedência.

“Jam Sessions” consistem em sessões livres de dança, no caso, de dança contemporânea sob a perspectiva da improvisação. A atividade estimula a criação em dança em tempo real e promove intercâmbio entre os participantes do Grupo “ …Avoa! núcleo artístico” e o público.

O “…AVOA! núcleo artístico”, fundado por Luciana Bortoletto e Gil Grossi, surgiu com a proposta inicial de articular a linguagem fotográfica à dança contemporânea. Em 2007, o …AVOA! conquistou o prêmio SESI de dança; em 2010, com a obra “Urgência – A Cidade do Avesso”, o grupo foi contemplado com a Lei de Fomento à Dança – VIII Edição/2010.

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA: CRIAÇÃO COREOGRÁFICA

Coordenação: Tatiana Melitello

04/10 a 29/11 – terças e quintas-feiras – 19h às 21h30

Público: bailarinos, atores, a partir de 16 anos

Inscrições: 05/08 a 29/09

Seleção: carta de interesse e currículo breve

25 vagas

A oficina tem como ponto de partida a reestruturação corporal e o estudo do movimento e, para isso, se apóia em técnicas e métodos provenientes do Pilates, Lian Gong, balé, dança moderna e contemporânea. Este estudo pretende trazer o reconhecimento do próprio corpo, possibilitando a descoberta de novos repertórios de movimento.

Tatiana Melitello estudou no Estudio Nova Dança, no Henny Jurriens Stichting Foundation (Amsterdã) e formou-se em Pilates pelo CGPA. Concebeu e criou os solos de dança “A troco” , “Alvéolos”  e “Temporários Escapes” pelo PROAC. Foi interprete criadora de “Porque Nunca me tornei um Dançarino” e “Fronteiras Móveis” com o Núcleo Artérias, pelo APCA e “Ruído”, pelo Rumos Itaú.

OFICINA “O CORPO DO INTÉRPRETE”

Coordenação: Ricardo Iazzetta

18/10 a 08/12 – terças e quintas-feiras – 15h30 às 17h30

Público: bailarinos, atores, a partir de 18 anos

Inscrições: 08/08 a 13/10

Seleção: carta de interesse e currículo resumido

25 vagas

Esta oficina tem como objetivo instrumentalizar o intérprete–criador para que ele possa enriquecer  reflexão e prática em seus processos criativos, a partir de conceitos como: respiração como eixo, o início do movimento e seu caminho pelo corpo, o centro energético e gravitacional e suas ligações e potencialidades, o pulso, o repouso, entre outros.

Ricardo Iazzetta é artista da dança, criador, diretor e bailarino, formado pela “The Juilliard School of New York”, com experiência no Brasil e no exterior. Nos últimos quinze anos, vem pesquisando fundamentos da dança moderna e das artes marciais chinesas (formação em Ba kuá e chi kung com o mestre Liu Chi Ming) estabelecendo uma ponte entre a maneira oriental e ocidental de olhar e experimentar o movimento.

FOTOGRAFIA

JORNADA FOTOGRÁFICA NO BAIRRO DO BOM RETIRO

Coordenação: Ricardo Hantzschel – Cidade Invertida.

03 e 17/09 – sábados – 10h às 13h (Centro da Cultura Judaica).

10/09 – sábado – 9h30 às 13h30 (Oficina Cultural Oswald de Andrade).

Público: interessados em geral, a partir de 16 anos (é necessário trazer câmera digital).

Inscrições: 08/08 a 02/09 pelo e-mail dvaz@culturajudaica.org.br

Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).

20 vagas.

Em parceria com o Centro da Cultura Judaica e a Oficina Cultural Oswald de Andrade, e por ocasião da exposição “Bom Retiro e Luz: um roteiro, 1976-2011”, composta por fotografias de Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Marlene Bérgamo e da Cia da Foto, em cartaz no Centro da Cultura Judaica até 2 de outubro, o grupo desenvolveu um workshop em três encontros nos quais estes mitológicos lugares serão re-visitados pelo olhar fotográfico dos participantes, e através de dinâmicas e exercícios específicos que incluem a fotografia digital e a técnica do pinhole. Venham passear pelo bairro e (re)descobri-lo através da linguagem da fotografia!

Cidade Invertida é um grupo formado por fotógrafos, educadores e artistas que elabora projetos culturais relacionados à fotografia. Para o desenvolvimento de suas atividades, o grupo conta com um trailer que opera como laboratório fotográfico e câmera obscura, imprimindo ao projeto um caráter itinerante. Fazem parte do grupo Ricardo Hantzschel, Paula Kirstus, Edison Angeloni, Elizabeth Lee e a assistente de laboratório Flávia Guedes.

Ricardo Hantzschel é fotógrafo há vinte anos e professor da faculdade de fotografia do Senac desde 2000. Em 2003 venceu o prêmio Porto Seguro de Fotografia “São Paulo 450 anos” com um trabalho que integra o acervo do MAM-SP. Desenvolve o projeto educacional em linguagem visual “Cidade Invertida” há dois anos, com atuação em entidades da periferia, faculdades e museus.

OFICINA DE INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA

Coordenação: Sinval Garcia

12/09 a 09/11 – segundas e quartas-feiras – 18h30 às 21h30

Público: estudantes de artes e interessados, a partir de 18 anos

Inscrições: 08/08 a 02/09

Seleção: questionário e aula aberta (05/09 – segunda-feira, às 18h30)

20 vagas

A oficina visa dotar o aluno iniciante de suporte teórico e prático, fomentando a constituição de um repertório pessoal de cada participante, a partir do equipamento fotográfico disponível, analógico e/ou digital.

Artista Visual, formado pela USP, atua nas Oficinas Culturais e diversas instituições desde 1994. Tem participado de mostras coletivas, individuais, publicações e possui obras em acervos, tais como: MAC-GO, SESC-SP, Museu de Fotografia de Curitiba, MEP-PA e Bienal de SP.

OFICINA “INTRODUÇÃO À PRATICA E HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA”

Coordenação: Armando Prado

27/08 a 26/11– sábados – 14h30 às 17h30 (montagem da exposição dia 30/11 – quarta-feira)

Público: fotógrafos amadores, artistas visuais e estudantes de fotografia, a partir de 18 anos, com requisito básico: possuir câmera analógica ou digital.

Inscrições: 08 a 19/08

Seleção: currículo e entrevista (20/08 – sábado, às 14h30)

20 vagas

Fundamentos básicos da fotografia: processamento fotoquímico em P/B, explanação dos conceitos da linguagem e produção fotográfica, edição e análise de imagens e história da fotografia. Ao término da oficina, cada participante desenvolverá sua expressão criativa autoral aplicando os conceitos apreendidos em uma produção fotográfica.

Armando Prado é fotógrafo e fotojornalista, tendo trabalhado nos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e Folha de São Paulo. Atua como colaborador das revistas da Editora Abril, Revista Isto é e Vogue. Já expôs seu trabalho autoral em diversas mostras em Cuba, México, Estados Unidos e diferentes regiões do Brasil.

GESTÃO CULTURAL

WORKSHOP “ECONOMIA CRIATIVA E CIDADES CRIATIVAS”

Coordenação: Ana Carla Fonseca

04/08 e 28/10 – quinta e sexta-feira – 10h às 13h e 14h às 17h

Público: gestores, produtores culturais e artistas

Inscrições até 03/08

Seleção: primeiros inscritos

40 vagas

Esta atividade se propõe a: promover o entendimento do que significam economia criativa e cidades criativas, capacitando os participantes a dialogar com instituições públicas e privadas; provocar uma reflexão acerca de como essas duas abordagens podem contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico de cada cidade e pólo cultural; motivar o desenvolvimento de uma política local articulada. Os participantes farão uma lição de casa que será objeto de análise numa segunda fase.

Ana Carla Fonseca é Administradora Pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo pela USP; assessora em economia criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD).

PALESTRA “ECONOMIA CRIATIVA E CIDADES CRIATIVAS”

Palestrante: Ana Carla Fonseca

04/08 – quinta-feira – 18h30 às 20h

Público: gestores, produtores culturais, artistas e interessados no tema

Inscrições até 04/08

Seleção: primeiros inscritos

60 vagas

A palestra abordará os seguintes temas: conceito e importância de indústria criativa e economia criativa; cultura, economia e desenvolvimento como eixos entrelaçados; princípios básicos de governança, parceria e empreendedorismo; cidades criativas; estatísticas e casos nacionais e internacionais.

WORKSHOP “GESTÃO DE PROJETOS CÊNICOS”

Coordenação: Ana Paula Galvão

22 a 25/08 – segunda a quinta-feira – 17h30 às 21h30

Público: agentes e gestores culturais, integrantes de grupos e companhias teatrais, a partir de 18 anos

Inscrições: 08 a 16/08

Seleção: currículo breve

30 vagas

Apresentação dos conceitos de Economia da Cultura, Economia Criativa, Indústria Criativa e análise sistêmica do setor de artes cênicas, identificando o processo da cadeia produtiva nas artes cênicas. Como planejar e gerenciar projetos da idéia à concretização das propostas. Cada participante elaborará exercício prático a partir de projeto próprio com base nas ferramentas e conceitos apresentados para avaliação coletiva.

Especialista em Gestão Cultural e Organização de Eventos pelo CELACC/ECA/USP e graduada em Relações Públicas pela ECA/USP. Atualmente coordena o curso “Gestão de Projetos Cênicos na SP Escola de Teatro.

PALESTRA “UMA ABORDAGEM DO GUIA BRASILEIRO DE PRODUÇÃO CULTURAL 2010-2011”

Coordenação: Edson Natale

28/11– segunda-feira – 19h às 21h30

Público: produtores culturais, músicos, atores, gestores e agentes culturais

Inscrições: 08/08 a 28/11

Seleção: primeiros Inscritos

30 vagas

Abordagens das etapas da produção cultural, principalmente na área musical, relatando de forma resumida o conteúdo do Guia Brasileiro de Produção Cultural, publicado bienalmente desde 1994. A edição 2010-2011 do guia reúne esclarecimentos importantes sobre detalhes do direito do autor, planejamento, economia criativa, questões jurídicas internacionais e financeiras, 3º Setor, Instituições Culturais e gravadoras.

Edson Natale é músico, escritor, jornalista e gerente de música do Itaú Cultural desde março de 2001. Gravou diversos CD’s solo. Gerenciou o lançamento de CDs de artistas como Jards Macalé, Itamar Assumpção, Ceumar, Dori Caymmi, Renato Braz, Quinteto Violado, Mônica Salmaso & Paulo Bellinati, entre outros.

HQ

OFICINA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Coordenação: Sergio Morettini

23/08 a 10/11 – terças e quintas-feiras, 18h30 às 21h30

Público: estudantes de artes e interessados em geral

Inscrições: 08 a 18/08

Seleção: carta de interesse

20 vagas

A oficina abordará diversas etapas da produção de uma história em quadrinhos. Os participantes terão desempenhado funções de desenhistas, arte-finalistas, coloristas, pesquisadores e roteiristas na produção de uma revista coletiva ou individual, ao fim do processo.

Sergio Morettini é cartunista, animador, quadrinista, caricaturista e ilustrador. Já escreveu para as principais revistas do gênero e participou de produções cinematográficas e comerciais de TV. Conquistou o troféu HQ Mix na categoria melhor revista infantil brasileira com o título “Mico Leal”, entre outros prêmios.

LITERATURA

OFICINA “CRÔNICA: LITERATURA ÍNTIMA E PESSOAL”

Coordenador: André Santana

13/09 à 13/12 – terças-feiras – (aula inaugural dia 08/09, quinta-feira, aulas extras dias 13/10, quinta-feira, 16/11, quarta-feira) – 18h30 às 21h30

Público: estudantes de literatura, escritores e interessados em geral a partir de 18 anos

Inscrição: 22/08 a 08/09

Seleção: primeiros inscritos

20 vagas

Desenvolver a escrita literária através de vários exercícios, usando as linguagens dos autores analisados de várias gerações e desenvolvendo, simultaneamente, voz própria, íntima e pessoal no formato “crônica”, bem como analisar as linguagens literárias e suas influências.

Escritor, autor das seguintes obras: ”Amor”, “Sexo”, “Amor e outras histórias”, e  “Inverdades”. Atualmente, trabalha como roteirista de publicidade, cinema e televisão.

CICLO DE PALESTRAS “CRÔNICA: UM GÊNERO LITERÁRIO”

Coordenador: Humberto Werneck, Luiz Ruffato, Milton Hatoum e Nelson de Oliveira

21/09, 09, 19 e 30/11 – quarta-feira – 18h30 às 21h30

Público: participantes da oficina de crônicas e interessados em geral

Seleção: primeiros inscritos

Inscrições: de 22/08 até a data de cada encontro

40 vagas

O encontro abordará temas pertinentes ao universo da crônica literária por especialistas da área: a crônica como gênero e suas modalidades, a ficção brasileira contemporânea, entre outros tópicos.

Humberto Werneck é jornalista e escritor. É autor de “O Desatino da Rapaziada”, “O Santo Sujo”. Assina também a organização de “Minérios Domados”, a seleção de crônicas “Boa Companhia” e a reportagem biográfica incluída em “Tantas palavras”, songbook de Chico Buarque.

Luiz Ruffato é escritor e autor de dez livros, entre eles “Eles eram muitos cavalos”  (lançado também em Portugal, Itália, França e Argentina), “Estive em Lisboa e Lembrei de Você” (publicado na Itália e em Portugal e no prelo na Argentina) e o projeto “Inferno Provisório”, composto por cinco volumes, dos quais quatro já publicados, alguns lançados na França e no México.

Nelson de Oliveira é escritor e doutor em Letras pela USP. Publicou mais de vinte livros, entre eles “Poeira: demônios e maldições”, “A oficina do escritor”, “Algum lugar em parte alguma”, “A maldição do macho” e “O filho do Crucificado”. Organizou a antologia “Geração 90: manuscritos de computador” e “Geração 90: os transgressores”. Recebeu os prêmios: Fundação Biblioteca Nacional (2007), o  APCA (2001 e 2003), o  Fundação Cultural da Bahia (1996) e o Casa de las Américas (1995 e 2011).

Milton Hatoum lecionou literatura na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade da California (Berkeley). Foi escritor residente nas universidades norte-americanas de Yale, Stanford e Berkeley. É autor dos romances “Relato de um Certo Oriente”, “Dois Irmãos”, “Cinzas do Norte”, “Órfãos do Eldorado” e  “A cidade ilhada”.

Fonte: Oficina Oswald de Andrade

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