Abertas inscrições para projeto de residência em dança

Estão abertas as inscrições para bailarinos e coreógrafos, e intérpretes-criadores em dança, interessados em participar de duas residências em Fortaleza (CE), que integram o projeto “Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia”, promovido pela Funarte e pela Secretaria de Cultura do Ceará.

As residências vão reunir 20 artistas brasileiros da área, para exercitarem, em conjunto, a investigação e a criação de trabalhos para solo e duos. Os participantes vão também consolidar reflexões e formular propostas para novas estratégias de articulação para o desenvolvimento das atividades ligadas à dança.

As residências serão ministradas pelos coreógrafos José Luis Vidal (Chile) e John Henry Gerena (Colômbia). Cada ministrante desenvolverá um trabalho, por 30 dias, com uma turma de dez integrantes, selecionados através de um processo democrático: convocatória e seleção pública.

Os selecionados deverão acompanhar todo o processo criativo da atividade e, ao final, desenvolver coreografias em solo ou em duo, a serem apresentadas na “Mostra Solos e Duos”, que também faz parte do projeto e que receberá outros trabalhos convidados do Chile e da Colômbia. Todos os participantes vão receber certificados de participação, chancelados pela Funarte.

Os participantes que morem fora da capital cearense vão receber hospedagem e alimentação, durante todo o período da residência e da mostra. Porém não é oferecido transporte para os artistas selecionados.

Realizado pela Funarte e pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, o projeto “Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia” é um conjunto de atividades artísticas, acadêmicas e pedagógicas, na área de dança, durante o segundo semestre de 2011. Toda a programação é gratuita.

Em celebração ao Ano Interamericano de Cultura, a iniciativa traz como marca a realização de ações comprometidas com a aproximação entre artistas, produtores, críticos, programadores, gestores e governos, de diferentes países da América Latina.

Composto de uma programação diversificada, o “Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia” reúne cinco ações, que se complementam: mostra e circulação de espetáculos, discussões políticas e reflexão e geração de conhecimento, todas voltadas à criação e à colaboração. O programa inclui o Encontro de Coreógrafos e Criadores, a o Seminário “Novos Caminhos e Outras Danças na América Latina: Criação, Produção e Gestão” e a Reunião do Colegiado Setorial Dança do CNPC, além das residências e da Mostra de Solos e Duos.

O objetivo do projeto “Outras Danças…” é estabelecer novas possibilidades para o desenvolvimento das atividades de Dança. As ferramentas para isto serão: as ações de formação artística e a criação de estratégias de diálogo, entre os diversos agentes ligados à atividade. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através de sua Secretaria de Cultura (SecultFor).

Mais informações e inscrição no site www.outrasdancas.com.br.

*Fonte: Site da Funarte

Fonte: Cultura e Mercado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 167.696 hits
%d blogueiros gostam disto: