MinC promove seminário sobre megaeventos esportivos

Na próxima semana (dias 11 e 12 de agosto), o Ministério da Cultura realizará o Seminário Intercâmbio de Experiências Culturais em Megaeventos Esportivos. O encontro acontecerá em Brasília, no Hotel St. Peter, localizado no Setor Hoteleiro Sul. A iniciativa reunirá gestores públicos de cultura, representantes do Comitê Executivo da Copa 2014 e das cidades-sede do evento esportivo mundial, além de especialistas estrangeiros. Na próxima fase, o MinC promoverá encontros em todas as cidades-sede do Mundial de Futebol, em datas a serem ainda definidas.

O seminário buscará  promover o conhecimento das experiências em megaeventos esportivos com âmbito na Cultura e também contribuir com as diretrizes e ações do MinC para os processos que envolvem a Copa de 2014.

A ministra Ana de Hollanda e o ministro do Esporte, Orlando Silva, estarão presentes na abertura do evento, que terá início às 9h do dia 11. Também estarão presentes os integrantes do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas; e de várias comissões do Congresso Nacional, como a de Educação e Cultura e a de Turismo e Desporto, ambas da Câmara dos Deputados; além da comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

O MinC é membro do Comitê Gestor da Copa do Mundo FIFA 2014, instituído em decreto de 14 de janeiro de 2010, e coordena os trabalhos da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social, instalada em abril deste ano. Ela integra o grupo das nove câmaras temáticas criadas pelo governo federal para a organização dos setores e áreas de gestão das ações do governo brasileiro junto com as representações das cidades-sede.

Após a solenidade de abertura do seminário, será formada a mesa que desenvolverá o tema ‘O Legado Cultural em Megaeventos Esportivos’.  Atuarão nesse grupo o diretor do Museu de Londres e membro do Comitê Executivo do Legado Londres 2012, Jack Lohman; o vereador da Câmara Municipal, delegado de Cultura de Barcelona 2006-2011(Espanha), Jordi Martí; e a diretora geral adjunta da cidade de Cape Town, África do Sul, Laurine Platsky.

Outros temas farão parte da programação de dois dias do seminário. O secretário executivo do MinC, Vitor Ortiz, integrará a mesa ‘Perspectivas para a Cultura Brasileira em Megaeventos Esportivos e a Copa 2014′.

Também serão formados quatro grupos de trabalho, cada qual com abordagens diferentes. O primeiro tratará da cultura de paz, cidadania, mobilização e participação da população; o segundo grupo abordará a economia criativa, infraestrutura cultural e sustentabilidade; o terceiro grupo trará questões relacionadas ao patrimônio, museus e turismo cultural; e o quarto será responsável pela diversidade e expressões artísticas e culturais.

As inscrições são limitadas ao público. Para participar do seminário, é necessário enviar nome completo, dados institucionais (cargo/função/órgão em que trabalha) e os contatos (telefone e email) para o endereço thiago.oliveira@cultura.gov.br .

Confira aqui a programação.

*Com informações do site do MinC

Fonte: Cultura e Mercado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 168.894 hits
%d blogueiros gostam disto: