Projeto vai apoiar documentários sobre esporte no Brasil

Foi lançado na última semana, em São Paulo, o projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro. O evento, na Cinemateca Brasileira, contou com a participação de Carlos Magalhães, presidente da Cinemateca – que representou a secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana -, José Trajano, jornalista e diretor da ESPN, Wilson Santarosa, gerente executivo da Comunicação Institucional da Petrobras e Wlamir Marques, ex-medalhista olímpico do basquete brasileiro.

“Temos uma grande oportunidade de contar a história dos heróis brasileiros, mesmo que não sejam medalhistas. O projeto vai contar para novas gerações a história de grandes brasileiros que estão na estrada olímpica. Isso sim é uma oportunidade de ouro”, apontou José Trajano, um dos idealizadores do projeto junto com o Instituto de Políticas Relacionais (IPR).

Atuando como parceiro, o IPR será o responsável por coordenar o projeto, desde a abertura do edital até a conclusão e exibição dos filmes. A Cinemateca Brasileira cuidará da restauração de boa parte do acervo que integrará o programa.

Sobre o projeto – Esta é uma iniciativa inédita, que se propõe a selecionar e produzir filmes, por meio de concurso público de âmbito nacional. Serão, ao todo, nove documentários de 26 minutos que vão colaborar para o desenvolvimento de um acervo audiovisual sobre o tema e para a difusão da prática do esporte, estimulando e inspirando a população.

O processo de seleção será em duas etapas: após a inscrição, serão escolhidas as propostas consideradas mais pertinentes ao edital, que depois concorrerão entre si em um pitching. A definição será feita por uma banca de profissionais de notória especialização. Depois desse processo, as equipes dos nove documentários finalistas participarão de oficinas de captação de áudio, imagem, roteiro e edição, que contribuirão para a execução do filme.

O projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro está inserido dentro do programa Petrobras Esporte & Cidadania, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro e contribuir para a democratização do acesso popular a práticas desportivas, promovendo políticas públicas.  Outros três projetos estão sendo desenvolvidos por meio desse programa: o Esporte Educacional – capitaneado por Ana Moser –, o Esporte de Rendimento – coordenado por Magic Paula – e o Esporte de Participação.

As inscrições podem ser feitas entre 12 de julho e 26 de agosto, no site www.memoriadoesporte.org.br.

*Com informações do site do MinC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 166.735 hits
%d blogueiros gostam disto: