Estratégia pioneira garante sucesso da pré-venda de CD de Chico Buarque

por Luisa Girão

A indústria fonográfica mundial está passando por um período de transformação. Atingida por uma grande queda na comercialização de CDs nos últimos anos, as gravadoras estão buscando novas alternativas para “sobreviver” à era digital. Com esse intuito, Chico Buarque e a Biscoito Fino decidiram investir em um projeto pioneiro para promover o novo disco do cantor “Chico: Bastidores”.

Um mês antes ao lançamento do novo álbum, a página virtual do projeto (www.chicobastidores.com.br) disponibilizou faixas inéditas e vídeos exclusivos para quem comprou o CD, por R$ 29,90, pela pré-venda do site. No ato da compra, o cliente recebe uma senha única e personalizada que dá acesso ao conteúdo inédito. Só no primeiro dia de ação, foram vendidas 1,75 mil cópias do álbum. Até quarta-feira (13), 6,5 mil discos haviam sido adquiridos.

Nos áureos tempos da indústria fonográfica, vender essa quantidade em suas primeiras 24 horas de mercado era sinônimo de fracasso. Em 2011, com o advento do MP3, o jogo é outro. “A indústria fonográfica atravessa um processo delicado. Nos últimos seis anos, houve uma queda de mais de 60% na vendagem de discos. Todas ideias que impulsionem esse mercado são válidas e bem vindas”, afirmou Pedro Seiler, produtor-executivo do projeto “Chico: Bastidores”.

Segundo Seiler, Chico Buarque deu carta branca ao projeto. “De primeira, ele não entendeu tudo, mas fomos explicando e ele adorou a iniciativa”, disse, acrescentando: “O lançamento do CD ‘In Rainbow’, do Radiohead (quando os fãs escolheram quanto queriam pagar pelo álbum) foi pioneiro. Sempre acompanhei este movimento da internet, mas não achei nada como o que criamos. Lançar o CD em pílulas não é novidade no mercado fonográfico, mas criar um conteúdo exclusivo para estimular a pré-venda é”.

Mesmo não querendo divulgar os valores deste projeto, Seiler afirmou que foi gasto quase a metade da verba usada no marketing convencional de um lançamento de um CD – com anúncios em diversos veículos de comunicação. “Ainda não é possível deixar de fazer as propagandas convencionais, mas a repercussão deste CD foi enorme. Conseguimos que o álbum ficasse em destaque, mesmo um mês antes ao lançamento oficial”.

A quantidade de CDs vendidos em uma pré-venda foi uma surpresa para a gravadora Biscoito Fino e para os próprios criadores dessa nova estratégia. “Tínhamos medo que os fãs não entendessem o processo, mas a reação foi surpreendente. Geralmente, a receita com a pré-venda é quase nula, mas conseguimos vender mais de seis mil cópias em menos de 30 dias”, comemora. O CD “Chico: Bastidores” vai ser lançado oficialmente no dia 22 de julho, com uma tiragem inicial de 40 mil cópias.

Fonte: IG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 167.723 hits
%d blogueiros gostam disto: