Conferência aborda conscientização ambiental por meio da cultura

No dia 30 de maio, o Centro Cultural São Paulo recebe um evento especial. A conferência “Culture|Futures: Transições para uma Era Ecológica” tem como objetivo gerar uma mudanca de comportamento e conscientização meio-ambiental através da cultura, estimulando a transição para um viver ecológico.

Culture|Futures é uma rede de colaboração internacional transdisciplinar, concebida pelo Instituto Cultural da Dinamarca e pelo Arup na Cúpula Climática das Nações Unidas, em 2008, composta por organizações culturais de 27 países e 5 continentes, que concordaram em buscar maneiras de trabalhar juntos nos temas da mudança climática, da biocapacidade limitada do planeta e de como melhorar as condições para o desenvolvimento humano.

A programacao C|F em São Paulo está motivada pela realizaçãodo C40 Summit, encontro do grupo dos dirigentes das 40 maiores cidades do mundo pela criação de projetos e políticas públicas contra as mudanças climáticas, que acontece na cidade de 31 de maio a 2 de junho. Trata-se de um evento fechado para os prefeitos e autoridades políticas.

O Culture|Futures esteve presente na última reunião do C40 Summit, realizada em novembro de 2010, em Hong Kong. Na ocasiao, organizou, em cooperação com o presidente do Grupo das Grandes Cidades pelo Combate às Mudanças Climáticas, que era tambem o prefeito de Toronto, uma oficina chamada “Construindo um Programa Cultural Verde nas Cidades”. Participaram da oficina diversas cidades do C40, em continentes diferentes, e o resultado foi a recomendação de levar a cooperação adiante. São Paulo será, portanto, a primeira atividade de continuidade do projeto, já que também irá receber a Cúpula do C40.

Parceiros – Culture|Futures foi organizado como uma co-operação de uma gama de grandes organizações culturais, incluindo:
– Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia (EUNIC), abrangendo mais de 1.000 organismos que promovem a cooperação intercultural em todas as partes do mundo, entre eles, o British Council, o Goethe-Institut e o Centro Cultural da Dinamarca;
– Federação Internacional para os Comitês de Arte e Agências Culturais (IFCCA), que representa grupos de apoio públicos e privados para as artes e a cultura em mais de 70 paises;
– Fundação Ásia-Europa (ASEF), que representa os governos da União Europeia e 16 Estados da Ásia, e é a única instituição do sistema Ásia-Europa (ASEM) de colaboração;
– Arup, que está entre as maiores consultorias privadas do mundo e é líder no desenvolvimento sustentável integrado;
– Fundação Cultural Europeia, que colabora com as mais importantes iniciativas culturais estratégicas, apresentadores de Artes Performáticas (EUA) e diversas outras;
– UNESCO, a Comissão Europeia e o Conselho da Europa.

O Centro Cultural da Espanha em São Paulo e o Centro Cultural São Paulo se incorporaram à Rede no início de 2011 e, mais recentemente, a Embaixada da Holanda entrou para o grupo.

Formato – A programacao C|F em São Paulo terá, como atividade principal, uma conferência com personalidades culturais, políticas e especialistas, nacionais e internacionais, no dia 30 de maio no Centro Cultural Sao Paulo.

Além disso, serão realizadas, por convidados internacionais da Alemanha e Espanha, duas oficinas com o objetivo de troca de experiências sobre sustentabilidade, além de reflexão sobre as práticas nos seus países. As atividades são destinadas principalmente a gestores, produtores e representantes de instituições culturais, artistas, ativistas, acadêmicos e líderes políticos.

Planos Futuros – Culture|Futures tem o intuito de, nos próximos 3 anos, construir pontes, redes e promover projetos de expressão cultural em cidades e regiões ao redor do mundo. O intuito é de que os atores culturais ajudem a acelerar mudancas comportamentais e estruturais na transição para uma Era Ecológica.

As ações nos próximos 3 anos consistem em oficinas, conferências e outras ferramentas que estimulem redes, colaboração, compartilhamento de boas práticas e um meio ambiente permissivo.

Clique aqui para conferir a programação completa do evento do dia 30/5.

Fonte: Cultura e Mercado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 167.657 hits
%d blogueiros gostam disto: