Orquestra Sinfônica Brasileira seleciona músicos no exterior

A partir de hoje, 251 músicos concorrerão a uma das 33 vagas abertas na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) após a crise que levou à demissão de instrumentistas que se recusaram a participar das avaliações propostas pela direção da orquestra.

As audições para contratação começam hoje em Londres e prosseguem em Nova York e no Rio de Janeiro.

Os músicos serão julgados pelo maestro Roberto Minczuk, pivô da crise com os demitidos, e por comissão cujos nomes não foram divulgados pela Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira (Fosb).

As audições foram marcadas de acordo com o instrumento escolhido pelo candidato. Em Londres, elas acontecem entre hoje e quarta-feira. Em Nova York, as audições começam na sexta, 20, e se estendem até segunda-feira, 23.

A última etapa é no Rio, entre os dias 25 e 28.

De acordo com o edital da Fosb, há dez vagas disponíveis para violinistas –uma delas de spalla, o primeiro violinista de uma orquestra.

Há ainda vagas para aqueles instrumentistas que tocam viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone e piano. Os novos contratados receberão salários que variam entre R$ 9,4 mil e 11 mil.

A crise na OSB começou no início do ano, quando parte dos músicos se recusou a participar das avaliações convocadas pela direção. Trinta e três deles foram demitidos por justa causa pela instituição.

As duas partes tentaram fazer um acordo, mas os músicos exigiam o afastamento do maestro Roberto Minczuk, pedido que não foi não aceito pelo conselho curador da orquestra.

A instituição apresentou uma proposta que previa a conversão das demissões em suspensões por dois dias, desde que os músicos retornassem imediatamente às suas funções.

A proposta não foi aceita, e a Fosb considerou encerradas as negociações.

Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 167.659 hits
%d blogueiros gostam disto: