Fundação Theatro Municipal é aprovada em São Paulo

A Câmara de São Paulo aprovou ontem, em segunda votação, o projeto de lei do prefeito Gilberto Kassab que abre caminho para a que a administração do Theatro Municipal seja feita pela iniciativa privada.

O projeto acaba com o Departamento do Theatro Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, e cria a Fundação Theatro Municipal, um órgão composto por uma série de instâncias e conselhos e que terá autonomia administrativa e financeira para contratar funcionários, especialistas e integrantes dos corpos artísticos.

A fundação também poderá firmar parcerias e adotar novas formas de captação de recursos, mas continuará recebendo dinheiro do Orçamento. Em 2010, o complexo do Theatro Municipal recebeu R$ 31,4 milhões.

O projeto regulamenta que a fundação deve selecionar uma organização social de interesse público para fazer a gestão do complexo.

Para virar lei, o projeto ainda precisa ser sancionado por Kassab. Na justificativa, o prefeito afirma que o teatro “ganhou a dimensão institucional que hoje ostenta, porém sem possuir autonomia administrativa e orçamento compatível com sua importância e tamanho”.

Além do Theatro Municipal, serão incorporados à fundação todos os corpos artísticos a ele ligados, como a Orquestra Sinfônica Municipal, a Orquestra Experimental de Repertório, o Coral Lírico, o Coral Paulistano e o Balé da Cidade, entre outros.

REPERCUSSÃO

Músicos da Orquestra Sinfônica ouvidos pela Folha avaliam de forma positiva a aprovação do projeto de lei.

“Temos que pensar no que é melhor para a orquestra, porque maestro, músico e político passam”, diz o percussionista Paschoal Roma, 55, há 33 anos concursado.

Para Jacy Guarani, 58, há 20 anos soprano do Coral Lírico, o momento não é de euforia. “A sociedade tem que ficar atenta a quem será indicado para a gestão porque falamos de um patrimônio da cidade”, disse.

Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 168.125 hits
%d blogueiros gostam disto: