Semanas de Dança reúne mais de cem espetáculos no CCSP

Começa nesta quinta-feira (5), no Centro Cultural São Paulo, o Semanas de Dança – Públicos, evento que reúne 23 companhias em mais de cem apresentações gratuitas durante oito semanas.

Também há espetáculos infantis, intervenções, debates, encontros e oficinas. Os dias e horários desses eventos está no site do CCSP.

Entre os destaques, está o bailarino português António Pedro Lopes, que, em colaboração com o carioca Gustavo Ciriaco, encena “Drifting / Em Deriva”. Também há a estreia de “Kodak”, de Neto Machado, espetáculo solo inspirado na obra do diretor britânico James Stuart Blackton (1875-1941). A Cia. Fragmento de Dança apresenta “Ecos” e Zélia Monteiro, “6 Estudos para Flutuar”.

Além disso, há coreografias em espaços alternativos, como é o caso de “Um Solo de Muitos Caminhos”, da Cia. Projeto Clarabóia, na praça das Bibliotecas, e “Canto Curioso”, de Marina Salgado, no piso Flávio de Carvalho.

Confira a programação completa dos espetáculos:

5 a 8/5 – “Área reescrita” (2010), com a J. Gar. Cia. Dança Contemporânea
O espetáculo é inspirado nas experiência do grupo em perfomances e intervenções de rua. A coreografia discute o conceito de espaço e explora o palco como se fosse um lugar de trânsito constante.

Espaço Cênico Ademar Guerra. 180 lugares. Qui. a dom.: 20h. 70min. 18 anos.

5 a 8/5 – “Benjamin Taubkin e Morena Nascimento – um Diálogo entre Dança e Música” (2010), de Benjamim Taubkin e Morena Nascimento
Os dois artistas mesclam música e dança e dialogam as vivências pessoais e experiências criativas na vida de cada um.

Sala Jardel Filho. 324 lugares. Qui. a dom.: 21h. 45 min. Livre.

7 e 8/5 – “Um Solo de Muitos Caminhos” (2010), com o grupo Projeto Clarabóia
Quatro caixas deslocam-se pelo espaço e a coreografia investiga a relação entre os performers e os habitantes das cidades.

Pça. das Bibliotecas. Sáb. e dom.: 19h. 30 min. Livre.

12 a 15/5 – “Modos de Ver” (2001), com a cia. Oito Nova Dança
Num diálogo entre dança, música e artes plásticas, a coreografia olha para o corpo humano como estrutura, poesia e movimento.

Espaço Cênico Ademar Guerra. 80 lugares. Qui. a dom.: 19h. 55 min. Livre

12 a 15/5 – “Drifting/ Em Deriva” (estreia), de Gustavo Ciriaco e Antônio Pedro Lopes
O projeto levou os artistas a diversos lugares (Rio de Janeiro, Taipei, São Paulo) para mapear os afetos que correm nessas cidades a partir de diferentes tipos de encontro.

Espaço Cênico Ademar Guerra. 80 lugares. Qui. a dom.: 20h. 50 min. 12 anos.

12 a 15/5 – “Seis Estudos para Flutuar” (2010), de Zélia Monteiro
A bailarina divide a cena com o músico Manuel Pessôa (que toca piano ao vivo). Inspirada no dia a dia da prática do balé e criada por meio de improvisações, a coreografia mescla as ações da dança, da luz, da

música e da cenografia, como se o espaço caminhasse junto com o movimento.

Sala Jardel Filho. 324 lugares. Qui. a dom.: 21h. 50 min. Liv

19 a 22/5 – “Devoração” (2008), de Lu Favoreto
O espetáculo busca dois campos visuais contrapostos: a necessidade de comunicação projetada para o futuro e o movimento rastreado que se deixa ao caminhar para a frente.

Espaço Cênico Ademar Guerra. 80 lugares. Qui. a dom.: 20h. 60 min. 16 anos.

19 a 28/5 – “Tráfego” (2010), com a Cia. 4 Nova Dança
A montagem encerra o projeto Trilogia Influência 2008-2010, que investiga as referências cinematográficas da dança. Em “Tráfego”, o grupo estuda a convivência entre coreografias e o cômico e busca inspiração em

filmes do francês Jacques Tati, como “Traffic” e “Play Time”.

Sala Jardel Filho. 324 lugares. Qui. a dom.: 21h. 60 min. Livre.

27 a 29/5 – “Kodak”, de Neto Machado
O bailarino e coreógrafo se inspira nos fotogramas do cinema para discutir ilusão e realidade

Espaço Cênico Ademar Guerra. 80 lugares. Sex. a dom.: 19h. 40 min. Livre.

26 a 29/5 – “Dimensão Oculta” (2006), com a Cia. Danças
Inspirado em ideias e textos do antropólogo americano Edward T. Hall, o trabalho explora as relações corporais, sob uma ótica biológica, espacial e sensorial.

Espaço Cênico Ademar Guerra. 80 lugares. Qui. a dom.: 20h. 60 min. Livre.

2 a 5/6 – “Linhagens” (2009), com o grupo Pró-Posição
A bailarina Andréia Nhur dança ao lado da mãe, Janice Vieira. Juntas, falam de história, evolução e herança e executam a trilha sonora ao vivo em um acordeom.

Espaço Cênico Ademar Guerra. 80 lugares. Qui. a dom.: 19h. 40min. Livre.

2 a 5/6 – “Verdades Inventadas” (2008), com Thembi Rosa (MG), O Grivo (MG) e Rivane Neuenschwander
A bailarina Thambi Rosa investiga as relações entre som e movimento a partir da instalação “Alarm Floor”, de Rivane Neuenschwander, realizada em parceria com o duo musical O Grivo.

Espaço Cênico Ademar Guerra. 80 lugares. Qui. a dom.: 20h. 30 min. Livre.

2 a 12/6 – “Fronteiras Móveis” (2007), com o Núcleo Artérias
O espetáculo discute incerteza, medo e vulnerabilidade sob a perspectiva do corpo.

Sala Jardel Filho. 324 lugares. Qui. a dom.: 21h. 60 min. 14 anos.

9 a 12/6 – “Use o Assento para Flutuar” (2010), de Naiá Delion (RJ)
O solo fala de questões como desmoronamento, acidente, ruína, permanência, deserção, flutuação e alegria.

Espaço Cênico Ademar Guerra. 80 lugares. Qui. a dom.: 19h. 40 min. 12 anos.

9 a 12/6 – “Ecos” (estreia), com a Cia. Fragmento De Dança
A pesquisa para o espetáculo começou em 2006 com a pintora Frida Kahlo e chegou a 2010 com a escritora Virginia Woolf, buscando enfatizar o olhar crítico e poético dessas personagens femininas.

Espaço Cênico Ademar Guerra. 100 lugares. Qui. a dom.: 20h. 50 min. 14 anos.

16 a 19/6 – “Notas Sobre Minha mãe – Opus 2” (2010), de Paula Pi
O solo fala sobre a relação entre mãe e filha e foi criado a partir de vivências pessoais da bailarina e violinista Paula Pi.

Espaço Cênico Ademar Guerra. 80 lugares. Qui. a dom.: 19h. 40 min. 12 anos.

Divulgação
Cena do espetáculo "Dimensão Oculta", da companhia Danças, que participa do Semanas de Dança - Público, no Centro Cultural São Paulo
Cena do espetáculo “Dimensão Oculta”, da companhia Danças, que participa do Semanas de Dança – Público

16 a 19/6 – “Entre Contenções” (2008), de Eduardo Fukushima
O trabalho enfoca o movimento e suas possibilidades de comunicação na sua crueza, sem interfaces de elementos cênicos.

Espaço Cênico Ademar Guerra. 80 lugares. Qui. a dom.: 20h. 20 min. Livre.

16 a 19/6 – “Como Superar o Grande Cansaço?” (2010), de Eduardo Fukushima
A partir do cansaço, do movimento e de estudos do cansaço, o artista chega à pergunta que dá nome ao espetáculo e a desenvolve em linguagem corporal.

Espaço Cênico Ademar Guerra. 80 lugares. Qui. a dom.: 20h. 25 min. Livre.

16 a 19/6 – “A Máquina de Fazer Falar” (2010), com a Cia. Sansacroma
A montagem fala da rotina do Departamento Político de Auschwitz, que, entre outras coisas, servia de intermediário entre Berlim e os campos de concentração.

Sala Jardel Filho. 324 lugares. Qui. a dom.: 21h. 50 min. 14 anos.

18 a 26/6 – “Canto Curioso”, de Marina Salgado
No espetáculo, a dança se estabelece em um constante jogo entre o real e o imaginário: o corpo vira textura, plano e perspectiva.

Piso Flávio De Carvalho. Sáb. e dom.: 19h. 20 min. Livre.

23 a 26/6 – “Exhibition” (2010), de Cláudia Müller (RJ)
A coreografia explora novas mídias, integrando vídeo, performance e intervenção.

Sala Paulo Emilio Salles Gomes. 40 lugares. Qui. a dom.: 20h. 60 min. Livre.

23 a 26/6 – “Produto Perecível Laico” (estreia), com a Cia. Borelli
Inspirado na poesia “A Morte”, do poeta catarinense Cruz e Souza, um dos ícones do simbolismo brasileiro.

Sala Jardel Filho. 324 lugares. Qui. a dom.: 21h. 60 min. 16 anos.

Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 168.893 hits
%d blogueiros gostam disto: