Divulgada a lista dos indicados ao Prêmio Tony 2011

Na manhã desta terça-feira, dia 02/05/2011, foi divulgada a lista dos indicados ao Prêmio Tony de 2011. Considerado o maior prêmio conferido aos grandes nomes e performances do teatro estadunidense, o Tony premia as peças musicais e não musicais desde 1947.

Confira aqui a lista dos indicados do Tony 2011 e algumas informações sobre as peças e a história do prêmio.

Um fã de teatro musical que se preze sabe (ou deveria saber) que o prêmio Tony é a maior comenda que um profissional da área teatral pode receber em reconhecimento a seu trabalho. Mas como surgiu a idéia do Tony?

Apesar do nome essencialmente masculino, o prêmio Tony é uma homenagem a Antoinette Perry, atriz, diretora, produtora e a líder do American Theatre Wing durante o período de guerras.

No mesmo ano de seu falecimento foi oferecido um jantar no salão nobre do hotel Waldorf Astoria no domingo de Páscoa, dia 06/04/1947. Vera Allen, sucessora de Tony Perry no comando do Wing, presidiu a noite, que incluiu jantar, dança e entretenimento liderado por Mickey Rooney, Herb Shriner, Ethel Waters e David Wayne. Naquela noite, 11 Tonys foram concedido em 7 categorias, destacando-se José Ferrer, Arthur Miller, Helen Hayes, Ingrid Bergman, Patricia Neal, Elia Kazan e Agnes de Mille.

A Broadway acolheu com grande entusiasmo o Tony desde o início. As primeiras cerimônias de entrega eram menos opulentas que as atuais, mas já naquela época contabilizava mais de 5 mil convidados que se espremiam no teatro da Radio City, além dos milhões de espectadores que acompanhavam o prêmio pelo rádio.

As performances da distribuição do Tony contavam com a participação de então novatos (e incontestavelmente talentosos) atores da Brodway, tais como Katherine Cornell, Guthrie McClintic, Ralph Bellamy, Joan Crawford, Alfred de Liagre Jr., Gilbert Miller, Shirley Booth, Carol Channing, Joan Fontaine, Paul Newman, Geraldine Page, Anne Bancroft, Sidney Poitier, Fredric March, Robert Goulet, Gig Young, Anna Maria Alberghetti, Henry Fonda e muitos outros.

Em 1966, com o falecimento da então presidente do Wing, Helen Menken, a premiação daquele ano teve um clima triste e foi a única vez que não teve shows e outras perfomances.

No ano seguinte, com Isabelle Stevenson à frente do Wing, foi convidada The Broadway League para coapresentar o Tony de 1967, justamente no ano em que a premiação seria televisionada.

Alexander H. Cohen produziu a histórica exibição do Tony de 1967  pela TV e organizou uma noite de gala que ocorreu aos a cerimônia. Naquele ano o Tony foi deslocado para seu clássico teatro – o Shubert. Desde 1978 a CBS exibe a cerimômia.

Esse período televisionado e produzido por Cohen marcou a premiação do Tony como uma das mais chiques e permeadas de talentos. Mas a era Cohen terminou em 1987, ano que o Wing e a Broadway League criaram a Tony Award Production, uma joint venture criada para produzir a premiação e os eventos relacionados.

O prêmio Tony celebrou em 1997 os 50 anos de premiação. Para comemorar esse marco, deslocou a cerimônia novamente para o Radio City Music Hall, até o ano passado. Em 2011 o Tony ocorrerá no Beacon Theatre.

Em 2000 o Tony award Production se associou à IBM para criar o site TonyAwards.com, que além de exibir via webstreaming a cerimônia, é hoje a maior fonte de informações sobre o prêmio.

O Emblema

Nos dois primeiros Tonys (1947 e 1948), não havia símbolo oficial. Os ganhadores recebiam um diploma no estilo rolo de papiro e uma lembrança: um pregador de dinheiro de ouro para homens e um estojo de prata de pó compacto para as mulheres.

Em 1949 designers do United Scenic Artists montaram um concurso para escolher o melhor desenho do prêmio Tony. O design vencedor foi a de um medalhão desenhado por Herman Rosse, onde estão gravadas as máscaras da tragédia e da comédia de um lado e o perfil de Antoinette Perry do outro. Desde 1949 esse é o prêmio.

Desde 1967 o medalhão vem instalado num pedestal negro com uma estrutura curvada. Depois da cerimônia o prêmio recebe um número de série para rastreamento e é gravado o nome do vencedor.

Resumo de Regras para a Premiação

Para que haja uma indicação em alguma das categorias, é necessário cumprir 7 requisitos:

1. deve ser uma produção legitimamente teatral;

2. deve estrear oficialmente*

3. deve estar em exibição num teatro Broadway qualificado**

4. a estréia deve ser antes da data de eligibilidade***

5. as performances devem obedecer a um cronograma razoavelmente convencional

6. o produtor deve convidar gratuitamente e em tempo hábil um dos jurados do Tony, assim como pessoas alternativas designadas pelo Comitê do Tony. O convite deve ser extensível da forma prescrita pela Administração do Tony Awards para perfomances que ocorram até a 16ª semana desde sua estréia oficial.

7.  o produtor deve ser cerificado pelo Comitê do Tony Awards.

* Estréia oficial = performance que o produtor da peça tenha anunciado publicamente como estréia.

** Teatro qualificado da Boradway= mais de 500 cadeiras, usado principalmente para produções teatrais, anteriormente qualificado pelo Comitê do Tony Awards (a lista PE sempre liberada no início das temporadas)

*** Data de elegibilidade = data estabelecida pelo Comitê do Tony como “data de corte” para analisar as peças e estabelecer os indicados; deve ser ao menos 32 dias antes da data de apresentação dos indicados.

 

Indicados para o Prêmio Tony de 2011 (somente os musicais)

 

Melhor Musical

The Book of Mormon

Produtores: Anne Garefino, Scott Rudin, Roger Berlind, Scott M. Delman, Jean Doumanian, Roy Furman, Important Musicals LLC, Stephanie P. McClelland, Kevin Morris, Jon B. Platt, Sonia Friedman Productions, Stuart Thompson

 

Catch Me If You Can

Produtores: Margo Lion, Hal Luftig, Stacey Mindich, Yasuhiro Kawana, Scott & Brian Zeilinger, The Rialto Group, The Araca Group, Michael Watt, Barbara & Buddy Freitag, Jay & Cindy Gutterman/Pittsburgh CLO, Elizabeth Williams, Johnny Roscoe Productions/Van Dean, Fakston Productions/Solshay Productions, Patty Baker/Richard Winkler, Nederlander Presentations, Inc., Warren Trepp, Remmel T. Dickinson, Paula Herold/Kate Lear, Stephanie P. McClelland, Jamie deRoy, Barry Feirstein, Rainerio J. Reyes, Rodney Rigby, Loraine Boyle, Amuse Inc., Joseph & Matthew Deitch/Cathy Chernoff, Joan Stein/Jon Murray, The 5th Avenue Theatre

 

The Scottsboro Boys

Produtores: Barry and Fran Weissler, Jacki Barlia Florin, Janet Pailet/Sharon A. Carr/Patricia R. Klausner, Nederlander Presentations, Inc./The Shubert Organization, Beechwood Entertainment, Broadway Across America, Mark Zimmerman, Adam Blanshay/R2D2 Productions, Rick Danzansky/Barry Tatelman, Bruce Robert Harris/Jack W. Batman, Allen Spivak/Jerry Frankel, Bard Theatricals/Probo Productions/Randy Donaldson, Catherine Schreiber/Michael Palitz/Patti Laskawy, Vineyard Theatre

 

Sister Act

Produtores: Whoopi Goldberg & Stage Entertainment, The Shubert Organization and Disney Theatrical Productions

 


Melhor Libretto de Musical

 

Bloody Bloody Andrew Jackson, Alex Timbers

The Book of Mormon, Trey Parker, Robert Lopez and Matt Stone

The Scottsboro Boys, David Thompson

Sister Act, Cheri Steinkellner, Bill Steinkellner and Douglas Carter Beane


Melhor Música (Música e/ou Letras)

The Book of Mormon, Música e Letras: Trey Parker, Robert Lopez e Matt Stone

The Scottsboro Boys, Música e Letras: John Kander e Fred Ebb

Sister Act, Música: Alan Menken; Letras: Glenn Slater

Women on the Verge of a Nervous Breakdown, Música e Letras: David Yazbek

 

Melhor Revival de Musical

Anything Goes

Produtores: Roundabout Theatre Company, Todd Haimes, Harold Wolpert, Julia C. Levy

 

How to Succeed in Business Without Really Trying

Produtores: Broadway Across America, Craig Zadan, Neil Meron, Joseph Smith, Michael McCabe, Candy Spelling, Takonkiet Viravan/Scenario Thailand, Hilary A. Williams, Jen Namoff/Fakston Productions, Two Left Feet Productions/Power Arts, Hop Theatricals, LLC/Paul Chau/Daniel Frishwasser/Michael Jackowitz, Michael Speyer-Bernie Abrams/Jacki Barlia Florin-Adam Blanshay/Arlene Scanlan/TBS Service


Melhor Ator Principal em Musical

Norbert Leo Butz, Catch Me If You Can

Josh Gad, The Book of Mormon

Joshua Henry, The Scottsboro Boys

Andrew Rannells, The Book of Mormon

Tony Sheldon, Priscilla Queen of the Desert


Melhor Atriz Principal em Musical

Sutton Foster, Anything Goes

Beth Leavel, Baby It’s You!

Patina Miller, Sister Act

Donna Murphy, The People in the Picture

 

Melhor Ator Coadjuvante em Musical

Colman Domingo, The Scottsboro Boys

Adam Godley, Anything Goes

John Larroquette, How to Succeed in Business Without Really Trying

Forrest McClendon, The Scottsboro Boys

Rory O’Malley, The Book of Mormon


Melhor Atriz Coadjuvante em Musical

Laura Benanti, Women on the Verge of a Nervous Breakdown

Tammy Blanchard, How to Succeed in Business Without Really Trying

Victoria Clark, Sister Act

Nikki M. James, The Book of Mormon

Patti LuPone, Women on the Verge of a Nervous Breakdown


Melhor Cenografia em Musical

Beowulf Boritt, The Scottsboro Boys

Derek McLane, Anything Goes

Scott Pask, The Book of Mormon

Donyale Werle, Bloody Bloody Andrew Jackson


Melhor Figurino em Musical

Tim Chappel & Lizzy Gardiner, Priscilla Queen of the Desert

Martin Pakledinaz, Anything Goes

Ann Roth, The Book of Mormon

Catherine Zuber, How to Succeed in Business Without Really Trying

 

Melhor Iluminação em Musical

Ken Billington, The Scottsboro Boys

Howell Binkley, How to Succeed in Business Without Really Trying

Peter Kaczorowski, Anything Goes

Brian MacDevitt, The Book of Mormon

 

Melhor Engenharia de Som em Musical

Peter Hylenski, The Scottsboro Boys

Steve Canyon Kennedy, Catch Me If You Can

Brian Ronan, Anything Goes

Brian Ronan, The Book of Mormon


Best Direction of a Musical

Rob Ashford, How to Succeed in Business Without Really Trying

Kathleen Marshall, Anything Goes

Casey Nicholaw and Trey Parker, The Book of Mormon

Susan Stroman, The Scottsboro Boys


Best Choreography

Rob Ashford, How to Succeed in Business Without Really Trying

Kathleen Marshall, Anything Goes

Casey Nicholaw, The Book of Mormon

Susan Stroman, The Scottsboro Boys


Melhor Orquestra

Doug Besterman, How to Succeed in Business Without Really Trying

Larry Hochman, The Scottsboro Boys

Larry Hochman and Stephen Oremus, The Book of Mormon

Marc Shaiman e Larry Blank, Catch Me If You Can

 

Indicados do Tony – Por Musical

The Book of Mormon – 14

The Scottsboro Boys – 12

Anything Goes – 9

How to Succeed in Business Without Really Trying – 8

Sister Act – 5

Catch Me If You Can – 4

Women on the Verge of a Nervous Breakdown – 3

Bloody Bloody Andrew Jackson – 2

Priscilla Queen of the Desert – 2

Baby It’s You! – 1

A premiação do Tony de 2011 será exibida no dia 12/06/2011 a partir das 19h (horário de NY) pela CBS e pela internet. Façam suas apostas para os ganhadores do ano!

Fonte: Musicais Brasil

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. MOYSES JESUS HILAL
    maio 09, 2011 @ 20:47:40

    EU GOSTARA DE REEBER SEMPRE NOTÍCIAS SOBRE OS MUSICAIS DA BROADWAY.
    GOSTARIA QUE ME INFORMASSEM COMO ADQUIRO UMA ENTRADA PARA UM MUSICAL AQUI NO BRASIL. SEMPRE COMPRO NOS ESADOS UNIDOS, PORÉM NEM SEMPRE CONSIGO BONS LUGARES.
    ATENCIOSAMENTE,
    MOYSÉS JESUS HILAL

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 166.805 hits
%d blogueiros gostam disto: