Forum de Coprodução reunirá brasileiros e franceses em Cannes

A Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Centre national du cinéma et de l’image animée– CNC, da França, e o Programa Cinema do Brasil estão organizando um Fórum de Coprodução em Cannes, durante o próximo Festival Internacional de Cinema. O evento acontece no dia 13 de maio, das 15h às 18 h.

Produtores brasileiros e franceses poderão se encontrar para discutir projetos em regime de coprodução. Cada encontro direto terá a duração aproximada de 30 minutos, o que permitirá a cada produtor brasileiro ou francês agendar até seis reuniões durante as três horas de duração do Fórum.

Representantes do CNC e da ANCINE estarão presentes para esclarecer dúvidas relativas às normas às quais devem ser submetidas as coproduções entre o Brasil e a França.

Em maio do ano passado, também durante o Festival de Cannes, o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, e a presidente do CNC, Véronique Cayla, assinaram um novo Acordo de Coprodução entre os dois países. O acordo originalmente firmado em 1969 foi modernizado e ganhou regras mais flexíveis.

A principal alteração diz respeito à participação mínima do país que entrar com capital minoritário, que caiu de 30% para 20% do orçamento total do projeto, podendo chegar a 10% em casos excepcionais. Esta mudança deve beneficiar principalmente os produtores brasileiros. Outra modificação no texto diz respeito à divisão das receitas obtidas com o filme nos territórios onde ele for exibido, que passa a ser livremente estabelecida entre os produtores.

As empresas produtoras interessadas em participar do Forum de Coprodução deverão encaminhar a sua candidatura ao programa Cinema do Brasil (eventos@cinemadobrasil.org.br), com cópia para assessoria.internacional@ancine.gov.br, até o dia 14 de abril, indicando:

a)  um  perfil resumido da empresa e filmografia;
b) no caso da  empresa já possuir um projeto que poderia ser realizado em coprodução com uma empresa francesa (descrever sucintamente o projeto: sinopse, diretor, orçamento preliminar, locais de filmagem, etc.). Não é obrigatório.
b) a experiência anterior da empresa em coproduções internacionais;
c) o nome da pessoa que representará a empresa em Cannes.

*Com informações do site da Ancine

Fonte: Cultura e Mercado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 167.433 hits
%d blogueiros gostam disto: